Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClarissaAndradeParreira.pdf602,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A constitucionalidade e a legalidade da incidência do IPI na importação por pessoa física de veículo destinado a uso próprio
Autor(es): Parreira, Clarissa Andrade
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Imposto sobre produtos industrializados
Direito tributário
Tributação
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 11-Ago-2015
Referência: PARREIRA, Clarissa Andrade. A constitucionalidade e a legalidade da incidência do IPI na importação por pessoa física de veículo destinado a uso próprio. 2015. 80 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A (não)incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na importação por pessoa física de veículo destinado a uso próprio é tema bastante controvertido na doutrina e jurisprudência. Atualmente, encontra-se à espera de julgamento no Supremo Tribunal Federal através de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida. Dessa forma, é de suma importância que se promova reflexão embasada acerca da problemática. Para tanto, o presente trabalho aborda, de início, diversos conceitos imprescindíveis para o melhor entendimento dos fundamentos utilizados tanto em desfavor da incidência do tributo, quanto em sua defesa. Promove, também, análise e crítica dos entendimentos proferidos pelos Tribunais Regionais Federais pátrios, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. Por fim, defende a constitucionalidade e a legalidade da incidência do IPI na hipótese, através de argumentos como a não aplicação da não cumulatividade, necessário combate à evasão fiscal e a imprescindível observância ao princípio da livre concorrência e isonomia tributária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons