Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_IsabelaSantosAlbuquerqueNunes.pdf594,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cooperação internacional de política e desenvolvimento do governo alemão em parceria com os países da América Latina : como exemplo : o desempenho da Iniciativa Somos Mercosul
Autor(es): Nunes, Isabela Santos de Albuquerque
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Cooperação internacional
MERCOSUL
Alemanha - relações exteriores
Data de apresentação: 2-Abr-2010
Data de publicação: 26-Jul-2010
Referência: NUNES, Isabela Santos de Albuquerque. A cooperação internacional de política e desenvolvimento do governo alemão em parceria com os países da América Latina: como exemplo: o desempenho da Iniciativa Somos Mercosul. 2010. 81 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho procura analisar o desempenho da Iniciativa Somos Mercosul, uma cooperação para o desenvolvimento entre os países do Mercosul, a sociedade civil da região e o Governo Federal da República da Alemanha. A Iniciativa Somos Mercosul foi criada em 2003 durante a presidência do Uruguai no Mercosul. Seu objetivo é aproximar os cidadãos comuns das decisões do Mercosul, por meio da promoção do diálogo direto e da divulgação das ações do bloco. Além disso, a iniciativa é um canal para o exercício da cidadania nos países integrantes do Mercosul e uma fonte de informação sobre o processo de integração do bloco sul-americano.
Resumén: El presente trabajo busca muestra el desarrollo del ano de 2009 de la Iniciativa Somos Mercosur, una cooperación para el desarrollo entre los países del Mercosur, la sociedad civil e el Gobierno Federal de la República de la Alemana. La Iniciativa Somos Mercosur fue llamada a la vida en 2003 en la presidencia de Uruguay en el Mercosur. El objetivo de la iniciativa es aproximar sociedad civil y el gobierno, y que por medio de sus diálogos y la divulgación de las acciones del bloco. Además, la iniciativa es un canal para el ejercicio de la ciudadanía en los paise integrantes del Mercosur y una fuente de información sobre el proceso integrativo del bloco sulamericano.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.04.TCC.1081
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.