Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VitorPompeuFiuzaLima.pdf6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da influência do Sedex no marketing dos Correios
Autor(es): Lima, Vitor Pompeu Fiuza
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Marketing de serviços
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios)
Logística de transporte
Organizações - reconhecimento
Data de apresentação: 11-Nov-2014
Data de publicação: 29-Jul-2015
Referência: LIMA, Vitor Pompeu Fiuza. Análise da influência do Sedex no marketing dos Correios. 2014. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho possui o objetivo de identificar as características essenciais para que um serviço logístico seja considerado de qualidade e que, ao mesmo tempo, seja reconhecido pelos seus clientes. Para isso, estudou-se os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), a qual possui o reconhecimento dos serviços que prestam à sociedade, de maneira a permitir o desenvolvimento do estudo. A motivação que levou ao autor realizar esta pesquisa foi a curiosidade de compreender como um serviço logístico usual é praticado por uma empresa de maneira intensa e, ao mesmo tempo, colaborar com o aumento da competitividade entre empresas do mercado de serviços expressos. A pesquisa é um estudo descritivo de cunho qualitativo o qual foram utilizados os métodos de questionários com os clientes dos Correios, entrevista com o gestor da empresa e a análise documental com informações disponíveis tanto no Diário Oficial da União quanto no site oficial da internet da organização. Os instrumentos utilizados permitiram verificar os posicionamentos que a empresa adota e que convergem com a percepção de seus clientes. A partir dos resultados desta pesquisa, percebeu-se a presença e a classificação das características ganhadoras e qualificadoras de pedidos nos produtos da empresa. Dentro das características encontradas estão as que indicam qualidade, confiabilidade, custos e rapidez. No que se refere à conclusão, os instrumentos de pesquisa permitiram ir ao encontro de informações que sustentaram o fato do produto Sedex ser o mais lembrado pelos clientes da empresa em relação a outros produtos existentes em seu portfólio, bem como as cartas, as quais são exclusivas dos Correios. Ao mesmo tempo, o Sedex também foi percebido como tendo maior influência no marketing da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons