Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10724
Título: Garantia vitalícia : durabilidade como estratégia de diferenciação e sustentabilidade : um estudo de casos múltiplos
Autor(es): Pignataro, Thyago Almeida
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Produtos - garantia vitalícia
Estratégia de diferenciação
Sustentabilidade
Obsolescência programada
Estratégias empresariais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: PIGNATARO, Thyago Almeida. Garantia vitalícia: durabilidade como estratégia de diferenciação e sustentabilidade: um estudo de casos múltiplos. 2014. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Em um ambiente de competição, as estratégias de diferenciação são fundamentais para a projeção das empresas no mercado consumidor. Em um mercado com tanta oferta de produtos projetados para ter uma vida útil limitada, oferecer produtos feitos para durar tem sido a escolha estratégica de um número cada vez maior de empresas, nos mais diversos ramos comerciais e industriais. E como forma de externalizar a confiança das marcas nos seus produtos fabricados e atrair os consumidores que valorizam atributos como qualidade e durabilidade, a Garantia Vitalícia pode ser entendida como a resposta do mercado, consciente, ou não, às estratégias de Obsolescência Programada. Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos em três empresas atuantes que oferecem garantia vitalícia em seus produtos e, através de entrevistas semiestruturadas com seus gestores, buscou-se levantar as motivações que os levaram a fazer este compromisso com os clientes e investigar se houve cumprimento das expectativas das empresas, após a aplicação desta estratégia. Em complemento, classificou-se as modalidades de garantias vitalícias oferecida pelas empresas estudadas, de acordo com a literatura sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThyagoAlmeidaPignataro.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons