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Título: Fusões e aquisições no Brasil : criação de valor em mercados pouco competitivos
Autor(es): Paes, Vinicius Lúcio
Orientador(es): Kimura, Herbert
Assunto: Mercado - competição
Fusões e aquisições empresariais
Empresas de capital aberto
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 28-Jul-2015
Referência: PAES, Vinicius Lúcio. Fusões e aquisições no Brasil: criação de valor em mercados pouco competitivos. 2014. 38 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A seguinte pesquisa tem por objetivo verificar se aquisições de empresas de capital aberto são capazes de criar valor para os acionistas das empresas adquirentes em torno do período da transação, no Brasil. E ainda traçar uma linha de comparação com os resultados encontrados na literatura estudada. Através de análise estatística descritiva e de regressão multivariada dos retornos, ficou constatado que o Brasil, mercado menos competitivo, é capaz de manutenção de valor para adquirentes de empresas públicas independente da forma de pagamento. Em comparação com mercados mais competitivos, o Brasil apresenta retornos não negativos enquanto os mercados de maior competição geram retornos negativos para aquisições através de ações e positivos para aquisições através de dinheiro. Através de regressão multivariada não foi possível discorrer sobre as relações dos retornos e suas variáveis de controle, sendo elas a porcentagem de competição do mercado e forma de pagamento. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following research aims to verify whether listed acquisitions are able to create value for the shareholders of acquirer companies around the transaction period, in Brazil. And draw a line of comparison with the results found in the studied literature. Through descriptive statistics and multivariate regression of returns, it was found that Brazil, less competitive market, it is able to maintain value in acquisitions of listed companies thought all kinds of payment methods. Compared to competitive markets, Brazil generates non negative returns, as the most competitive markets generate negative returns for purchases through equity and positive returns for purchases through money. Multivariate regression was not possible to discuss the relationship of returns and its control variables, known as percentage of market competition and medium of payment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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