Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LydianedePaula.pdf745,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produzindo revistas de época em sala de aula : relatos de uma pesquisa-ação no ensino de história
Autor(es): Paula, Lydiane de
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Estudantes - pensamento histórico-crítico
Ensino fundamental
História - estudo e ensino
Revista - produção em sala de aula de história
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Jul-2015
Referência: PAULA, Lydiane de. Produzindo revistas de época em sala de aula: relatos de uma pesquisa-ação no ensino de história. 2015. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada no ensino de história com o objetivo de contribuir para formação do pensamento histórico crítico e reflexivo de estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Goiás, tendo em vista a formação escolar para a cidadania. Os objetivos específicos desta pesquisa foram os seguintes: planejar e aplicar um plano de aula em uma turma de Ensino Fundamental, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de pesquisa, interpretação e produção de conhecimentos durante as aulas de história; analisar e avaliar os resultados da aplicação deste plano de aula (intervenção pedagógica); e refletir sobre a importância das atividades desenvolvidas durante a aula na formação do estudante para o exercício da cidadania crítica. O plano de ação pedagógica envolveu os estudantes em atividades de pesquisas na internet e produção de revistas de época sobre temas de história contemporânea. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph presents the results of an action research conducted on history teaching in order to contribute to the formation of crítical historical thinking and reflective students in a class of 9th grade of elementary school of a school of Goiás, with a view to school education for citizenship. The specific objectives of this research were: to plan and implement a lesson plan on an elementary school class, for the development of educational activities of research, interpretation and production of knowledge during history lessons; analyze and evaluate the results of applying this lesson plan (educational intervention); and reflect on the importance of the activities performed during class on student training for the exercise of crítical citizenship. The pedagogical action plan involving students in research activities on the internet and production time of magazines on contemporary history topics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons