Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MayraCristinePereiraCruzeiro.pdf307,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa
Autor(es): Cruzeiro, Mayra Cristine Pereira
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Treinamento profissional
Capacitação profissional
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Jul-2015
Referência: CRUZEIRO, Mayra Cristine Pereira. Relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa. 2014. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Os profissionais que atuam em gestão de pessoas buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a maneira como as pessoas lidam com as ações de capacitação e o que pode ser feito para aumentar o seu efeito. Como um destes fatores, a identificação da percepção de suporte à aprendizagem é de grande valia para o sucesso das ações educacionais, assim como as crenças sobre o sistema de treinamento como importante variável preditora do impacto das ações de capacitação no trabalho. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi testar, empiricamente, a relação entre as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças dos indivíduos a respeito do sistema de treinamento no âmbito da Organização Alfa. Com esse intuito, a pesquisa percorreu as seguintes etapas, estabelecidas como objetivos específicos: identificar, empiricamente, as percepções de suporte à aprendizagem e as crenças sobre o sistema de treinamento dos empregados da Organização Alfa. Para o alcance dos objetivos propostos foi aplicado, junto aos empregados, os instrumentos: Escala de Crenças sobre Treinamento – ECST e Escala de Suporte à Aprendizagem. Com amostragem por conveniência foram obtidos 202 questionários válidos. Para a compreensão dos dados foram utilizadas análise estatística descritiva e análise correlacional, como o coeficiente de Pearson. Os resultados demonstraram que os empregados da Organização Alfa apresentam percepções favoráveis sobre o suporte à aprendizagem, bem como crenças positivas sobre o sistema de treinamento, porém as duas variáveis apresentam correlação positiva fraca, podendo representar falhas no levantamento de necessidades de treinamento. As limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única organização e o tipo de análise estatística utilizada. Para futuras investigações, sugere-se o estudo da relação entre outras variáveis preditoras de aprendizagem, utilizando análises estatísticas mais robustas, e a ampliação da amostra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons