Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WebertFelixdeOliveira.pdf317,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimento, atitude e prática de populações rurais do Distrito Federal sobre hantavirose
Autor(es): Oliveira, Webert Felix de
Orientador(es): Monteiro, Pedro Sadi
Coorientador(es): Dusi, Roberto de Melo
Assunto: Hantavirose
Distrito Federal (DF) - populações rurais
Educação em saúde
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: OLIVEIRA, Webert Felix de. Conhecimento, atitude e prática de populações rurais do Distrito Federal sobre hantavirose. 2015. 29 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Hantavirose é uma antropozoonose, doença emergente e tem como reservatório roedores silvestres. A ação antrópica em direção as áreas do cerrado vem favorecendo a disseminação da doença, é fundamental que a população conheça a doença, os seus fatores de riscos e como se prevenir. O objetivo deste estudo é descrever os conhecimentos, atitudes e práticas das pessoas residentes nos setores censitários do Distrito Federal, considerados locais prováveis de transmissão de hantavirose. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo. Sobre o conhecimento da hantavirose: dos 50 entrevistados, 33(67%) relataram corretamente o que é a hantavirose, apenas, 10 (20%) souberam informar corretamente como ocorre a transmissão da doença, 9 (19%) afirmaram corretamente o animal reservatório; sobre atitude e prática 30 (60%) moradores declararam possuir atitudes preventivas, porém no momento da observação das práticas isso não se confirmou, enquanto 23(76%) não possuíam as atitudes relatadas. Constatou-se desarmonia entre o que foi relatado pela população e a prática da mesma, na medida em que outros fatores podem estar contribuindo para o não alcance da incorporação do conhecimento. Portanto, trazer um discurso científico para a população não se configura em educar em saúde, a menos que essa informação seja apropriada e posta em prática, e levando-se em consideração que as residências se encontravam em locais prováveis de transmissão, pois, os espaços territoriais apresentavam características favoráveis à transmissão; a responsabilidade não é apenas dos moradores, mas também de órgãos públicos que institucionalmente são os responsáveis pelo desenvolvimento de políticas e promoção da aplicação de medidas que visem reduzir a possibilidade da ocorrência de novos casos da doença.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons