Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeoniliaBrelazdeAbreu.pdf128,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Absenteísmo, como reduzir? uma revisão integrativa
Autor(es): Abreu, Leonília Brelaz de
Orientador(es): Machado, Valéria Bertonha
Assunto: Absenteísmo
Enfermeiros - absenteísmo
Trabalhador - saúde
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: ABREU, Leonília Brelaz de. Absenteísmo, como reduzir? uma revisão integrativa. 2015. [14] f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O absenteísmo é a somatória dos períodos em que os empregadores de determinada organização ausentam-se do trabalho, incluindo atrasos. Objetiva-se neste estudo conhecer a produção científica no período de 2008 a 2014 sobre intervenções para diminuir as taxas de absenteísmo dos profissionais de enfermagem. Realizou-se busca online na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed). Da análise emergiram três categorias de intervenção: prevenção e vigilância em saúde, condições de trabalho e liderança. Conclui-se que intervenções para reduzir o absenteísmo são necessárias, pois visam não só favorecer a qualidade do trabalho e da saúde do trabalhor, proporcionando-lhe um ambiente saudável, assim como, a melhoria da assistência prestada ao cliente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons