Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf919,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
Autor(es): Fleury, Luiza Milagres de Loyola
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Individualismo
Coletivismo
Compra online
Comportamento do consumidor
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: FLEURY, Luiza Milagres de Loyola. A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor. 2014. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O crescimento constante de compras realizadas pela internet no Brasil exige das empresas uma melhor compreensão do comportamento do consumidor em relação às compras online para assim implementar estratégias de marketing eficientes. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da dimensão cultural individualismo-coletivismo na inovatividade do consumidor e a relação destes com a intenção de compra online. Foi realizada uma revisão teórica sobre os temas cultura, individualismo-coletivismo, inovatividade e intenção de compra online. A pesquisa foi de natureza descritiva, quantitativa e de abrangência transversal. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online estruturado, aplicado a 338 consumidores de Brasília (DF). A análise dos dados foi realizada por meio de análise descritiva, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados mostraram que o individualismo exerce influência positiva significativa na intenção de compra online. Além disso, foi identificada uma relação positiva significativa entre o individualismo e a inovatividade do consumidor. Por outro lado, a influência da inovatividade do consumidor na intenção de compra online não foi significativa. Concluiu-se que quanto mais individualista, maior é a disposição do indivíduo para realizar compras online e maior é a inovatividade inata desse consumidor. O trabalho contribuiu para o aprofundamento do estudo sobre a influência da cultura no comportamento do consumidor brasileiro. Sugeriu-se a realização de novas pesquisas com amostras maiores e a incorporação de outras dimensões culturais em estudos da influência da cultura no comportamento do consumidor brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons