Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariliaQueirozMiranda.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de adoção de tecnologia e inovação : o caso do sistema de gestão Enterprise Resource Planning (ERP) em uma organização sem fins lucrativos
Autor(es): Miranda, Marília Queiroz
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Tecnologia em inovação
Organização
Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: MIRANDA, Marília Queiroz. O processo de adoção de tecnologia e inovação: o caso do sistema de gestão Enterprise Resource Planning (ERP) em uma organização sem fins lucrativos. 2014. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever como se deu o processo de adoção de uma tecnologia da informação (TI)ERP em uma organização sem fins lucrativos do Distrito Federal, evidenciando as mudanças ocorridas e seus aspectos de inovação. Para tanto, fundamentou-se no processo decisório de difusão da inovação proposto por Rogers (1983), além de diversas abordagens teóricas que procuram conceituar tecnologia e inovação, dentre elas as levantadas por: Arthur (2011), Figueiredo (2003), Kelly (2012), Manual de Oslo (2010), Tigre (2006) e Zawislak (1994). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que foram entrevistados 17 sujeitos envolvidos diretamente com a adoção da tecnologia. A análise de conteúdo das evidências empíricas foi realizada por meio da triangulação de pesquisadores, com categorização a priori, à luz das categorias elencadas por Rogers (1983) e a posteriori, das demais categorias levantadas em campo pelos sujeitos entrevistados e não detalhadas por Rogers (1983). Concluiu-se que uma mudança, como a adoção de uma TI, pode acarretar em diversificadas formas de inovação, e que, quando supridas as necessidades percebidas, há uma tendência maior à continuação da adoção. Observou-se, também que o treinamento de sujeitos encarregados da implementação, em fase posterior à adoção e implementação, é um dos fatores contribuintes ao sucesso da adoção de tecnologia. Da mesma forma, confirmou-se que, a implantação de uma TI não pode ser realizada de forma isolada, havendo a necessidade deestruturação organizada, previamente à adoção, de todas as dimensões de um sistema de informação (SI), que compreende: TI, pessoas e organização, afim de diminuir as dificuldades ocorridas durante o processo. Por fim, reflete-se que o processo decisório de uma inovação ou tecnologia apresenta uma característica difusa e não necessariamente linear, recebendo influência do fatores condicionantes à adoção, provavelmente, em todas as etapas do processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons