Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaDuraesReisFroes.pdf573,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vivência do parto no Hospital Universitário de Brasília - HUB
Autor(es): Fróes, Gabriela Durães Reis
Orientador(es): Santos, Silvéria Maria dos
Assunto: Parto normal
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Mulheres grávidas
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 23-Jul-2015
Referência: FRÓES, Gabriela Durães Reis. Vivência do parto no Hospital Universitário de Brasília - HUB. 2015. 24 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: A maioria das gestantes tem sua autonomia, direitos e protagonismo negligenciados pelos profissionais, e assim acabam sofrendo intervenções desnecessárias e desconhecidas por elas. Objetivo: Conhecer a percepção das mulheres acerca das práticas a que submeteram durante a assistência ao parto e nascimento. Metodologia: Estudo de caráter qualitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada, gravada. Para analisar as falas, foi utilizada a análise de conteúdo com análise temática. Resultados e Discussão: Foram elencadas as categorias e a partir delas as falas foram analisadas. A pesquisa foi realizada na cidade de Brasília, com doze puérperas do HUB. Um pré-natal de qualidade e acesso a grupos de educação perinatal, são a base para que as mulheres se informem acerca de seus direitos, do processo fisiológico do parto e nascimento, sejam bem acompanhadas, e assim se empoderem sobre o processo de gestação parto e nascimento. Considerações Finais: Percebeu-se neste estudo que é preciso que as mulheres busquem por informação durante toda a sua gestação, e que a equipe multiprofissional não se restrinja a rotinas e protocolos, que pratiquem o atendimento holístico e humanizado e que enxergue a gestação e o parto como um processo fisiológico e não apenas biológico e patológico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons