Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JuliaCassiadosSantosSilverio.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A escolha da marca de tênis pelo consumidor : um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal
Autor(es): Silvério, Júlia Cássia dos Santos
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Marcas - avaliação
Consumidores - preferência
Valores humanos
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: SILVÉRIO, Júlia Cássia dos Santos. A escolha da marca de tênis pelo consumidor: um estudo aplicado ao mercado do Distrito Federal. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar se existe diferença na escolha das marcas de tênis Nike e Adidas no mercado brasileiro. A pesquisa foi de natureza quantitativa, em que foram obtidas 390 observações, das quais 208 foram válidas para analisar a influência dos valores humanos de Schwartz et al. (2012) e dos axiomas sociais de Leung et al. (2002) na escolha das marca e verificar o julgamento e significado que os consumidores realizam sobre as mesmas, ou seja, a aplicação do Modelo de Influência Cultural no Consumo – MICC. A verificação foi feita por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais como correlações, regressões logísticas binárias e testes não paramétricos. O principal resultado obtido foi a confirmação de valores humanos e axiomas sociais prevendo o comportamento dos consumidores na escolha de marcas e que os consumidores não parecem fazer distinção entre os tipos de julgamento e significado – Emotivo ou Racional na escolha. A pesquisa também tentou levar em consideração a idade dos participantes, buscando a caracterização de escolha de grupos etários. Devido à restrição da amostra quanto ao número de observações em todas as faixas etárias definidas para a pesquisa, não foi possível identificar diferenças na escolha através dessa variável. Por fim, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas a fim de identificar a influência da idade da escolha de marcas de tênis, o que não pode ser verificado através desta pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons