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https://bdm.unb.br/handle/10483/10652
Título: | Suporte à aprendizagem informal e desempenho individual de funcionários da Instituição Financeira Alfa |
Autor(es): | Andrade, Fernanda Lopes |
Orientador(es): | Coelho Junior, Francisco Antonio |
Assunto: | Aprendizagem informal Trabalho Instituições financeiras Trabalhador - desempenho |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 17-Jul-2015 |
Referência: | ANDRADE, Fernanda Lopes. Suporte à aprendizagem informal e desempenho individual de funcionários da Instituição Financeira Alfa. 2014. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Diante do contexto atual de rápida obsolescência do conhecimento, a aprendizagem se torna fator de grande importância dentro do contexto organizacional. A aprendizagem informal merece atenção, visto que ela está presente no cotidiano de funcionários e não tem tido tanto foco na literatura. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a relação entre percepções de suporte à aprendizagem informal e o desempenho individual dos funcionários na Instituição Financeira Alfa. A amostra foi composta por 57 funcionários, sendo 39 da Área Fim e 18 da Área Meio. Foi utilizado método quantitativo, aplicando-se questionários sobre as duas variáveis, Suporte à Aprendizagem Informal e Desempenho no Trabalho. A coleta de dados foi feita principalmente de forma presencial, mas diante de alguns funcionários estarem de férias ou de licença, nesses casos, foram enviados questionários feitos em plataforma eletrônica, por e-mail. A análise de dados foi realizada com auxílio do programa SPSS versão 20.0. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas e correlações. Pode-se identificar correlações positivas entre as variáveis analisadas. Assim, verifica-se que os funcionários possuem percepções positivas com relação ao suporte à aprendizagem e que tais percepções estão relacionadas ao desempenho no trabalho. Como limitação deste estudo, percebeu-se resistência dos funcionários para responder o questionário, visto que se exigia tempo para tal. Sugere-se, para estudos futuros, o estudo das variáveis abordadas, no contexto de Instituições Financeiras do Setor Privado, para análise de um ambiente que, normalmente, possui maior pressão em relação a resultados, e análise de sua influência sobre a percepção de suporte à aprendizagem informal e desempenho. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
Aparece na Coleção: | Administração
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