Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
Autor(es): Silva, Camila de Araújo e
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Culinária japonesa
Geomarketing
Máquinas de suporte vetorial
Negócios - estratégias
Distrito Federal (DF) - mercado de comida japonesa
Data de apresentação: 20-Nov-2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: SILVA, Camila de Araújo e. Mercado de comida japonesa no Distrito Federal: análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial. 2014. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar oportunidades de negócio no mercado de comida japonesa do Distrito Federal, definidas como sendo aquelas regiões onde existe, simultaneamente, uma alta demanda por comida japonesa e uma baixa oferta desses produtos, considerando-se a amostra de franquias utilizada. Para uma melhor compreensão técnica e teórica do trabalho, foram apresentados inicialmente os principais conceitos, histórico e noções introdutórias sobre os campos de estudo de Geomarketing e de Máquinas de Suporte Vetorial, que são os principais campos de estudo que embasam o desenvolvimento deste trabalho, bem como sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constituí a principal fonte de dados deste trabalho. Nos procedimentos metodológicos, foram selecionados os produtos que compõe a cesta de produtos japoneses e, posteriormente foram descritas as variáveis que poderiam influenciar o consumo de comida japonesa. Procedeu-se para o treinamento da máquina e posterior aplicação do método no mercado de comida japonesa do Distrito Federal. Por meio da previsão de valores gerados pela máquina foram obtidos os dados referentes ao gasto padronizado, que fornece uma estimativa da demanda por comida japonesa para cada setor censitário do Distrito Federal. Para a identificação de oportunidades de negócio, foram cruzados os dados referentes à demanda estimada por setor censitário e ao mapeamento das 39 unidades de franquias utilizadas como amostra e que já atuam na região. Os resultados apontaram 23 possíveis oportunidades de negócio para o mercado de comida japonesa no Distrito Federal, localizadas tanto na região central do Plano Piloto, quanto em cidades satélites de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons