Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo exploratório sobre o que os alunos pensam, a respeito do tema radioatividade, em uma escola do Ensino Médio, visando também a elaboração de uma proposta, com uma perspectiva CTS, para a abordagem da radioatividade, em sala de aula. Buscou-se fazer um referencial teórico, com o objetivo de conhecer as opiniões de vários educadores sobre a importância da abordagem CTS, em sala de aula, e também sobre a abordagem da radioatividade no Ensino Médio, utilizando, como base, o currículo em movimento da Educação Básica, de 2014. Além disso, foi feita uma pesquisa para saber quais são as representações sociais que os alunos têm, a respeito do tema radioatividade. Essa pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública na cidade de Brasília-DF. Com base nos resultados dessa pesquisa, foi criada uma proposta de abordagem, que buscou a construção de uma revista, pelos alunos, com o objetivo de que eles desenvolvam valores próprios e não somente que ocorra a apropriação de conhecimentos socialmente construídos. |