Título: | Ensinando e aprendendo música com alunos surdos : um estudo da experiência de docência em música em uma escola regular de Governador Valadares/MG |
Autor(es): | Silva, Paulo Roberto de Souza e |
Orientador(es): | Fialho, Vania Malagutti |
Assunto: | Música - instrução e estudo - deficientes auditivos Surdos - educação Educação básica Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 19-Nov-2014 |
Data de publicação: | 15-Jul-2015 |
Referência: | SILVA, Paulo Roberto de Souza e. Ensinando e aprendendo música com alunos surdos: um estudo da experiência de docência em música em uma escola regular de Governador Valadares/MG. 2014. 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma reflexão das experiências de ensino aprendizagem em música com alunos surdos no ensino regular da Educação Básica em uma escola municipal de Governador Valadares-MG. Nesse sentido buscou desvendar possibilidades e estratégias pedagógico-musicais para o trabalho da docência em música com esses alunos no contexto da Educação Inclusiva. Nessa direção discutiu também como se dá a relação entre professor ouvinte e aluno surdo, nas atividades musicais desenvolvidas em sala de aula, assim como a relação entre alunos ouvintes e aluno surdo na aula de música. A reflexão foi desenvolvida a partir de aulas de música ministradas por mim na Escola Municipal Santos Dumont. Os alunos surdos envolvidos nesta pesquisa foram Isaque, na ocasião com 11 anos, e, Rhuan, na ocasião com 10 anos, ambos com perdas auditivas profundas. A coleta de dados foi realizada no período de 14 de julho a 24 de outubro de 2014, por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e registros em diários de campo e em audiovisual. Dentre os autores que contribuíram para fundamentar as discussões destacam-se Fink (2007, 2009), Sá (2008, 2011) e Ferreira (2011). Os resultados desta reflexão indicam que é possível desenvolver um trabalho de educação musical com alunos surdos, e que o desafio maior talvez seja desnudar-se do preconceito e aceitar o aluno com suas diferenças e limitações, respeitando-o e encorajando-o para que ele se expresse musicalmente à sua maneira. |
Abstract: | This research aimed to develop a reflection of teaching experiences in music learning with deaf students in regular schools of basic education in a public school in Governador Valadares, Minas Gerais. Accordingly sought to uncover possibilities and musical - pedagogical strategies for teaching work in music with these students in the context of Inclusive Education. In this direction also discussed how is the relationship between teacher and listener deaf student in musical activities in the classroom, as well as the relationship between hearing students and deaf student in music class. The reflection was developed from music lessons taught by me at the Municipal School Santos Dumont. Deaf students involved in this research were Isaac, aged 11 at the time, and Rhuan, aged 10 at the time, both with profound hearing loss. Data collection was conducted from July 14 to October 24, 2014, through semi-structured interviews, observations and records in field journals and audiovisual. Among the authors who contributed to base their discussions highlight Fink (2007, 2009), Sa (2008, 2011) and Ferreira (2011). The results of these considerations indicate that it is possible to develop a work of music education to deaf students , and that the biggest challenge might be to strip the prejudice and accept students with their differences and limitations, respecting him and encouraging him to he express yourself musically in their own way. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Música
|