Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LaisDeSiqueiraBatista.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Curadoria e exposição como obra de arte : projeto curatorial e montagem da exposição “retratos (in)exatos” como prática poética
Autor(es): Batista, Laís De Siqueira
Orientador(es): Regiani, Atila Ribeiro de Sousa
Assunto: Curador (Atividade profissional)
Exposições de arte
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 22-Jun-2015
Referência: BATISTA, Laís De Siqueira. Curadoria e exposição como obra de arte: projeto curatorial e montagem da exposição “retratos (in)exatos” como prática poética. 2014. [37] f., il. Monografia (Monografia em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente texto tem por objetivos apresentar a possibilidade da atividade do curador e da montagem de exposição como um trabalho de arte. Sua importância está em refletir sobre a atuação dessa profissão no circuito artístico. A montagem da exposição RETRATOS (In)EXATOS, localizada na Galeria UnB (SCLN 406/407, bloco A, loja 32/Brasília-DF), foi concebida para experienciar as relações de produção teórica e prática no processo de criação do curador com as dos artistas. No primeiro capítulo será brevemente abordada a origem do curador e suas funções junto ao surgimento da elaboração de exposições, desde a organização dos gabinetes de curiosidades até a concepção de museus e galerias. A posição do curador desdobra-se ao longo do tempo permeando entre vários cargos, entre eles o de restaurador, diretor, pesquisador etc., como será mencionado nos exemplos de algumas mostras que receberam destaque na história da arte devido ao teor da curadoria elaborada para cada uma delas. No capítulo dois, relata-se o desenvolvimento do projeto curatorial, a montagem da exposição (parte conceitual e técnica) e a fundamentação teórica que serve de base para uma defesa da curadoria e da exposição como prática poética. A partir da escolha de um tema e conceito, retratos e autorretratos de quatro artistas foram selecionados para que um novo olhar sobre suas obras fosse experimentado, com o intuito de criar mais uma possibilidade de fruição entre a obra e o espectador. É proposto, então, a questão dos diferentes formatos da identidade individual sob influência dos aspectos sociais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons