Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_TerezaGarciaBraga.PDF4,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrasileiro, Iara Lucia Gomes-
dc.contributor.authorBraga, Tereza Garcia-
dc.identifier.citationBRAGA, Tereza Garcia. Gestão de hospitalidade na unidade de pediatria clínica do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 64 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.en
dc.description.abstractA hospitalidade tem uma definição ampla, que abrange não somente o setor comercial, mas também as relações entre as pessoas por meio de trocas no âmbito econômico, social e psicológico. Desta forma, a hospitalidade hospitalar é o ato de receber, acolher, hospedar, alimentar e entreter aqueles que buscam auxílio em unidades de saúde, ao favorecer a construção de confiança entre os clientes e os profissionais. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar o atendimento oferecido na Unidade de Pediatria Clínica - UPC do Hospital Universitário de Brasília – HUB e como objetivos específicos: caracterizar a arquitetura; avaliar as atividades e espaços lúdicos e pedagógicos; avaliar as condições do serviço de nutrição e dietética e estabelecer comparação das condições atuais de hospitalidade da UPC/HUB, por meio de um Estudo de Caso realizado com 40 acompanhantes, que teve duas fontes de procedimentos: documental e entrevista estruturada, com aplicação de questionários, nos quais ficou demonstrada a possibilidade de afirmação e de confronto de respostas, por meio do cruzamento dos dados obtidos com o referencial teórico e da análise dos dados. Pode-se concluir que a UPC/HUB possui hospitalidade em grau considerado bom em aspectos como gentileza, atendimento das equipes de saúde, atenção e acesso ao serviço. Como itens negativos foram citados as instalações, com espaços inadequados, quartos e banheiros desconfortáveis, móveis velhos e higienização precária. Acredita-se que a adequação desses pontos é possível e tornaria melhor a hospitalidade do ambiente estudado dentro do conceito da hotelaria hospitalar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordHospitalidadeen
dc.subject.keywordQualidade no atendimentoen
dc.subject.keywordHotelaria hospitalaren
dc.titleGestão de hospitalidade na unidade de pediatria clínica do Hospital Universitário de Brasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2010-07-21T13:28:26Z-
dc.date.available2010-07-21T13:28:26Z-
dc.date.issued2010-07-21T13:28:26Z-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1059-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Hospitality has a broad definition which includes not only business activities, but all human relations which involve economic, social and psychological exchanges. Thus, hospital hospitality is the human act of welcoming people, providing accommodation, food and entertainment for all those that seek healthcare, as it increases the level of confidence between patients and health professionals. The main purpose of this study was to analyze the service provided in the Pediatric Unit at the University Hospital of Brasilia (HUB) and as specific objectives: to describe and analyze the unit´s setting, areas for play/school activities, nutrition and dietary service, in terms of its hospitality service. A case study was carried out using documental analysis and structured interviews with a sample of 40 family caregivers. A pretested questionnaire was applied and data analysis was conducted by cross reference with the chosen theoretical framework. The study concluded that the Pediatric Unit at HUB offers a good level of hospitality in terms of kindness, service provided by the staff, attention and access to the unit. As negative conditions, the participants cited inadequate space and physical structure, uncomfortable rooms and lavatory facilities, worn furniture and precarious cleaning service. With adequate adaptations it is possible to improve the hospitality of this setting according to the concept of hospital hospitality.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1059-
Aparece na Coleção:Hotelaria Hospitalar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.