Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10598
Título: | Outra arte sacra : a abordagem da Umbanda na escola sob a luz da obra de Ronaldo Rego |
Autor(es): | Carapelli, Fernanda Barros |
Orientador(es): | Silva, Nelson Fernando Inocêncio da |
Assunto: | Umbanda Multiculturalismo Cultura afro-brasileira Cultura indígena |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 22-Jun-2015 |
Referência: | CARAPELLI, Fernanda Barros. Outra arte sacra: a abordagem da Umbanda na escola sob a luz da obra de Ronaldo Rego. 2013. [32] f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Propõe a abordagem da Umbanda no contexto escolar de acordo com o artigo 26 da LDB, (Leis 10639/2003 e 11645/2008) que impõem o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Tem o objetivo de esclarecer os leitores quanto às raízes étnicas da religião e seu legado cultural de onde sai a ideia de arte sacra umbandista proposta pelo texto. A partir daí, serão feitas propostas de abordagem dessas religiões afro-brasileiras no contexto escolar usando como inspiração e fonte de pesquisa o trabalho do artista plástico Ronaldo Rego. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT Proposes an approach for Umbanda in the school context in accordance with Article 26 of LDB (Law 10.639/2003 and 11.645/2008) chich impose the teaching of history of African-brasilian and indigenous culture. Aims to enlighten readers about the ethnic roots of the religion and its cultural legacy from where the idea of Umbanda’s religious art proposed by the text came from. Thereafter, proposals for addressing these african-brazilian religions will be made in the school context using as inspiration and source of research the work by the artist Ronaldo Rego. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons