Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FranciscoTeixeiraPinheiro.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identidades
Autor(es): Pinheiro, Francisco Teixeira
Orientador(es): Belga, Eduardo Lustosa
Assunto: Autorrepresentação
Autorretrato
Identidade artística
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Jun-2015
Referência: PINHEIRO, Francisco Teixeira. Identidades. 2014. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia é o resultado de minha pesquisa em autorrepresentação à qual dei início em 2012 e continuo até o presente momento. Apresento aqui o começo deste meu percurso que culminou na realização das gravuras expostas na galeria. Para tal fim foram utilizados referenciais teóricos e estabelecidas relações com artistas que se utilizam do tema em seu trabalho. O autorretrato é uma constante na história das artes visuais, comumente relacionado pela tradição ao gênero de retrato na pintura ou aos bustos na escultura, hoje configura-se como um gênero próprio sendo explorado em quase todas as linguagens das artes visuais. A presente pesquisa busca relacionar minha produção poética dentro do gênero. O primeiro capítulo traz minha relação com a imagem, como entendo e relaciono a prática do desenho com a autorrepresentação. No segundo capítulo trato dos elos contextuais; em um primeiro momento é realizado um breve histórico acerca do surgimento e estabelecimento desta prática como gênero na história da arte, em um segundo momento trato como a problemática da autorrepresentação perdura ainda hoje. Por último falo da relação entre alteridade e identidade dentro do autorretrato, focando no meu trabalho prático. O último capítulo aprofunda na prática e trabalho realizado nesse semestre. Apresento as gravuras com seus aspectos formais bem como sua relação com a pesquisa e os conceitos aqui apresentados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons