Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LauraMendoncaRaulino.pdf634,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dualidade entre mundo informatizado e escola tradicional
Autor(es): Raulino, Laura Mendonça
Orientador(es): Mari, Marcelo
Assunto: Cultura visual
Arte - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 18-Jun-2015
Referência: RAULINO, Laura Mendonça. Dualidade entre mundo informatizado e escola tradicional. 2014. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia de conclusão de curso apresenta a minha pesquisa e reflexões acerca da dualidade entre mundo informatizado e escola tradicional com base nos preceitos da cultura visual realizada no curso de artes plásticas com habilitação em licenciatura da Universidade de Brasília (UnB). Tendo como ponto de partida a minha pratica docente durante um estágio e suas problemáticas acerca da dualidade já citada. A partir disso faço uma retrospectiva histórica sobre o ensino das artes no Brasil e Europa e contextualizo os estudos da cultura visual realizando uma conexão com o uso das tecnologias digitais no processo educativo. Por fim sugiro a utilização de objetos de aprendizagem como uma maneira alternativa de amenizar essa problemática. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is the final Project for the conclusion of the Visual arts course in the University of Brasília (UnB) and presents my research and reflections about the duality between the computerized world and the traditional school with bases on the perspective of visual culture. Starting with my teaching practice during an internship and identifying the mentioned duality. By this point I make a historical retrospective about the teaching of art in Brazil and Europe. So I contextualize the visual culture studies with the connection to digital technology in the educative process. By the end I suggest the use of educational objects as an alternative way of softening this problematic.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons