Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndréLuizRodriguesVilarins.pdf3,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBezerra Junior, Belidson Dias-
dc.contributor.authorVilarins, André Luiz Rodrigues-
dc.identifier.citationVILARINS, André Luiz Rodrigues. Se não for pra causar nem saio de casa: Drag Queen como potência pedagógica. 2014. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de explorar as possibilidades pedagógicas dentro da performance Drag Queen, através da análise discursiva de um vídeo que tornou-se viral em redes sociais, entre o período de março e julho de 2014, que trata-se de uma performance Drag executada em uma instituição de ensino básico. Motivado pela comunhão de minha vivência Drag Queen aos estudos de gênero e sexualidade já realizados em minha trajetória acadêmica, busco trazer a problemática heteronormativa, assim como a abordagem de representações transviadas, para o âmbito da educação em cultura visual. Neste projeto, construo leituras críticas de elementos que edificam uma personagem Drag Queen, assim como a repercussão do vídeo em meio às redes, através de uma perspectiva fundamentada nos estudos da Teoria Queer. Inicialmente, realizo a fundamentação teórica de princípios relevantes à esta investigação, como a questão performativa dos gêneros e o processo de des-identificação dos sujeitos queers. Seguidamente, realizo a abordagem descritiva do vídeo, discriminando as características pertinentes à performance subversiva de gênero para, gradativamente, flexiona-los à análise dos discursos. O ultimo período deste projeto é composto pela construção e recomendação de possibilidades didáticas de inclusão da questão de gênero, assim como as representações não-normativas, dentre os currículos da arte-educação. Como outras temáticas que buscam explorar a pedagogia como um fértil campo de transformações, esta abordagem temática da expressão Drag Queen, assim como outras representações subversivas, busca revelar a emergência de reflexão a respeito das estruturas metodológicas em atual vigência, para a construção e consolidação de novas narrativas educacionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCultura visualen
dc.subject.keywordDrag Queenen
dc.subject.keywordPerformance (Arte)en
dc.titleSe não for pra causar nem saio de casa : Drag Queen como potência pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-06-17T12:19:08Z-
dc.date.available2015-06-17T12:19:08Z-
dc.date.issued2015-06-17T12:19:08Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10574-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons