Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SarahBenitesSampaioColombini.pdf797,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Apagamento e preenchimento do objeto direto co-referencial : estratégia e condicionamentos de uso nas redes sociais
Autor(es): Colombini, Sarah Benites Sampaio
Orientador(es): Dettoni, Rachel do Valle
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Jun-2015
Referência: COLOMBINI, Sarah Benites Sampaio. Apagamento e preenchimento do objeto direto co-referencial: estratégia e condicionamentos de uso nas redes sociais. 2013. 29 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, 2013.
Resumo: Este presente trabalho se propõe a analisar as estratégias de uso e os condicionamentos linguísticos e extra-linguísticos referentes ao uso do pronome lexical, do apagamento ou do clítico nos casos de objeto direto anafórico. Os dados foram coletados a partir de conversas em chats de redes sociais a fim de analisar o comportamento dessas variantes em ambiente espontâneo de fala, em que não há monitoramente por parte do falante. Foram coletadas 168 ocorrências de apagamento e preenchimento do objeto direto anafórico, os dados serão analisados separadamente, levando em conta 2 fatores sociais; o grau de escolaridade - ensino fundamental, médio e superior – e a faixa etária – 15-20 anos, 21 – 30 anos e 31 – 50 anos. Isto porque acredita-se que a escolaridade e idade são fatores que influenciam o uso de uma variante em detrimento de outra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons