Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NitielFernandesRosaDePaula.pdf468,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte secreta do professor : práticas do treinamento aplicadas ao ensino-aprendizagem de teatro
Autor(es): Paula, Nitiel Fernandes Rosa de
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Antropologia teatral
Teatro - ensino
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Jun-2015
Referência: PAULA, Nitiel Fernandes Rosa de. A arte secreta do professor: práticas do treinamento aplicadas ao ensino-aprendizagem de teatro. 2014. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Na primeira seção, explicita o surgimento da Antropologia Teatral e o desenvolvimento do pensamento de Barba. Fala através da história e dos caminhos trilhados por ele e como foi que chegou à construção dessa teoria. Relata a minha experiência do autor no PEAC/NUTRA, o caminho pelo qual conheceu a Antropologia Teatral e construiu o seu eu-ator. Busca contar um pouco sobre como era o cotidiano realizado no projeto, práticas, influências recebidas e metodologias importantes para essa monografia. Na segunda seção, fala sobre a teoria de Tardiff. Na terceira seção, apresenta uma relação entre as teorias da Antropologia Teatral e dos Saberes Docentes e Formação Profissional. Busca encontrar no quadro desenvolvido por Tardiff aquele saber que explica o motivo pelo qual utiliza a Antropologia Teatral como uma das principais referências nesta monografia. Em seguida, faz um relato da trajetória observando as principais práticas do treinamento cotidiano do ator aplicadas pelo autor em sala de aula. Conto como se chegou ao problema, como se pensou na solução (utilizando a prática) e quais contribuições acredita terem sido realizadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons