Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SaxaFreitasMiranda.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de imagens na identificação de impurezas em pó de café
Autor(es): Miranda, Saxa Freitas
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Alimentos - adulteração e inspeção
Café
Pó de café
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 3-Jun-2015
Referência: MIRANDA, Saxa Freitas. Uso de imagens na identificação de impurezas em pó de café. 2014. 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador e o segundo maior mercado consumidor de café. O café torrado é obtido a partir de frutos maduros das espécies Coffea arabica e Coffea canephora, que são submetidos à torrefação. Infelizmente a má fé de muitos empresários tenta enganar a população com a mistura de impurezas diversas torrada junto aos grãos de café, para aumentar o volume e conseguir mais lucros. A detecção de impurezas e misturas no pó de café torrado e moído é uma preocupação constante da fiscalização no que diz respeito, principalmente, à garantia da qualidade do produto ao consumidor. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo levantar os métodos existentes de identificação de impurezas presentes em pó de café torrado e moído e identificar, por meio de imagens, a existência de materiais misturados aos pós de café de várias marcas no mercado. Considera-se mistura o acréscimo de materiais estranhos ou não ao produto, normalmente de baixo custo, que alteram a sua qualidade e causam danos ao consumidor. São listados alguns tipos de análise para verificar a existência de impurezas nos pós de café moídos e torrados. Como complemento, utilizou-se uma lupa de captura para obtenção de imagens de impurezas nos pós de café, podendo-se indicar a existência de materiais misturados à sua composição nas dez marcas de café utilizadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons