Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaCanutoNazare.pdf855,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação profissional em Serviço Social e a sua interface com a categoria gênero
Autor(es): Nazaré, Gabriela Canuto
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Assistentes sociais - formação profissional
Serviço social
Gênero - desigualdade
Disciplina curricular
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Jun-2015
Referência: NAZARÉ, Gabriela Canuto. A formação profissional em Serviço Social e a sua interface com a categoria gênero. 2015. 104 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A discussão sobre as questões de gênero vem sendo intensificada em razão das mudanças sociais e culturais, o movimento feminista vem conquistando espaço e exigindo direitos, sendo introduzida a questão de gênero no âmbito das políticas públicas. O Serviço Social é uma profissão majoritariamente feminina, inserida na divisão sexual do trabalho, que tem como um dos meios de trabalho as políticas públicas, o que faz com que seja necessário compreender a temática de gênero para dar resposta às novas demandas sociais. Para isso é necessário uma formação capaz de dar subsídios para o exame dessas questões. Este Trabalho de Conclusão de Curso se dedica a analisar como a questão de gênero é abordada nos Projetos Político - Pedagógico dos cursos de Serviço Social da Universidade de Brasília - UnB, Universidade Católica de Brasília - UCB e da Faculdade Projeção de Ceilândia. Desenvolveu-se metodologicamente por meio de revisão bibliográfica pertinente ao tema, seguida de uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos procurando identificar se estão em consonância com as prerrogativas de formação das diretrizes curriculares do MEC e da ABEPSS e análise dos Projetos Político-Pedagógico dos cursos e a sua interface com a categoria Gênero. Foi possível constatar que a questão de gênero é abordada na formação profissional, porém de forma pontuada em algumas disciplinas. Espera se contribuir com o debate sobre a formação profissional, tendo clara a importância da categoria gênero para um exercício profissional crítico. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The discussion of gender issues has been intensified due to the social and cultural changes, the feminist movement has gained space and demanding rights, and introduced the gender issue in public policy. Social work is a predominantly female profession, part of the sexual division of labor, which has as one of the instruments of labor public policy, which makes it necessary to understand the gender issues to meet new social demands. For this training can make allowances for the examination of these issues is needed. This work Completion of course is dedicated to analyze how the gender issue is addressed in Political Project - Pedagogical of Social Work courses at the Universidade de Brasília - UNB, Universidade Católica de Brasília - UCB and the Faculdade Projeção de Ceilândia. It is methodologically developed through literature relevant to the topic review, followed by an analysis of the Pedagogical Political Projects seeking to identify whether they are in line with the prerogatives of formation of curriculum guidelines of the MEC and ABEPSS and analysis of political-pedagogical projects and course its interface with the category Gender. It was found that the gender issue is addressed in training, but punctuated form in some subjects. Hopes to contribute to the debate on vocational training, the importance of having clear gender category to a critical professional practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons