Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThiagoSilvadosSantos_ValberXavierdosSantos.pdf439,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atualização de uma coleção de trabalho de acessos do gênero Ocimum
Autor(es): Santos, Thiago Silva dos
Santos, Valber Xavier dos
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Mattos, Jean kleber de Abreu
Assunto: Plantas medicinais
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 28-Mai-2015
Referência: SANTOS, Thiago Silva dos; SANTOS, Valber Xavier dos. Atualização de uma coleção de trabalho de acessos do gênero Ocimum. 2014. 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Para a produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares é necessário avaliar genótipos com base em parâmetros agronômicos, fitoquímicos e farmacológicos, Para todas estas atividades, é necessário via de regra ter as plantas em uma coleção de trabalho, o que facilita a realização de pesquisas preliminares, pela disponibilidade de material botânico. O gênero Ocimum é um dos mais destacados no uni verso das plantas medicinais. Acessos do gênero Ocimum foram coletados em coleções existentes em diversas regiões do Brasil mediante a coleta de propágulos (estacas e sementes coletadas a campo) e também foram adquiridas de sementes no comercio local para formar uma coleção de trabalho. Utilizou-se a estaquia e o plantio de sementes para obtenção das mudas. Foram feitas observações sobre o desenvolvimento das plantas, registrando-se a sobrevivência nas condições ambientes, o stand após a germinação das sementes, a fenologia e a presença de pragas e doenças. Atenção especial foi dada à produção de sementes, porquanto o completar do ciclo reprodutivo indica a possibilidade da formação de um banco de sementes de acessos de Ocimum. Os resultados mostraram que a coleção viva de acessos do gênero Ocimum do curso de agronomia da Universidade de Brasília tem hoje as principais espécies, variedades, cultivares e tipos do gênero Ocimum reconhecidas no Brasil. Na maioria das espécies, razoavelmente bem adaptadas, observou-se a produção de sementes, facilitando assim a propagação e produção de mudas, que serão utilizadas nas aulas práticas e experimentação. Os problemas fitossanitários deveram-se na maior parte a pragas oportunistas e eventualmente a nematoides do gênero Meloidogyne e a uma espécie de inseto coleóptero da família Chrysomelidae.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons