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Título: A evasão escolar na Universidade Aberta do Brasil : uma análise dos cursos ofertados no polo de Cruzeiro do Sul – Acre
Autor(es): Fonseca, Cleane Soares da
Orientador(es): Abreu, Welles Matias de
Assunto: Evasão universitária
Ensino superior
Educação à distância
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Mai-2015
Referência: FONSECA, Cleane Soares da. A evasão escolar na Universidade Aberta do Brasil: uma análise dos cursos ofertados no polo de Cruzeiro do Sul – Acre. 2015. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul–AC, 2015.
Resumo: A presente pesquisa, que trata da evasão escolar na Universidade Aberta do Brasil: uma análise dos cursos de Música, Artes Visuais e Administração Pública ofertados no polo de Cruzeiro do Sul – Acre, teve como objetivo identificar as principais causas para a evasão nos cursos de graduação oferecidos na modalidade à distância. Buscando subsidiar o estudo foram apontadas as visões de alguns autores sobre a educação à distância; evasão escolar; relação entre a evasão escolar e o mercado de trabalho e evasão escolar no ensino à distância. No Ensino Superior à Distância, a evasão tem sido tema de diversos estudos que, na sua maioria, buscam identificar e compreender os principais problemas que levam os alunos a evadirem. A evasão não é um problema restrito as instituições educacionais, pois reflete as profundas desigualdades sociais existentes e se constitui como um problema social. Os resultados encontrados demonstram que não existe um único fator determinante para evasão. No entanto, chamou atenção o alto percentual de entrevistados que destacaram a falta de disciplina na dedicação do tempo necessário para realização das atividades do curso.
Abstract: This research, which deals with truancy at the Open University of Brazil: an analysis of music courses, Visual Arts and Public Administration offered in polo Cruzeiro do Sul - Acre, aimed to identify the main causes for evasion in courses degree offered in distance mode. Seeking aid the study were pointed out the views of some authors on distance education; truancy; relationship between truancy and the labor market and school dropout in distance education. In higher education distance evasion has been the subject of several studies, mostly seek to identify and understand the main problems that lead students to evade. The evasion is not a problem restricted educational institutions because it reflects the deep social inequalities and is constituted as a social problem. The results show that there is no single determining factor for evasion. However, highlighted the high percentage of respondents who highlighted the lack of discipline at the dedication of time necessary to perform of course activities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
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