Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoseIvonTeixeiraGomesFilho.pdf330,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental : analise das práticas de ensino e o papel da disciplina de geografia na Escola Municipal Antônio Gonçalves Carvalho Filho
Autor(es): Gomes Filho, José Ivon Teixeira
Orientador(es): França, Karla Christina Batista de
Assunto: Educação ambiental
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 25-Mai-2015
Referência: GOMES FILHO, José Ivon Teixeira. Educação ambiental: analise das práticas de ensino e o papel da disciplina de geografia na Escola Municipal Antônio Gonçalves Carvalho Filho. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Palmas-TO, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar o papel da Geografia no desenvolvimento da Educação Ambiental. A investigação pautou-se em uma revisão bibliográfica sobre a Educação Ambiental e um estudo de caso na Escola Municipal Antonio Gonçalves de Carvalho Filho, localizada em Palmas-TO. Pretendeu-se verificar como a inserção de conteúdos relacionados ao meio ambiente nas aulas de Geografia pode contribuir para formação da Educação Ambiental com alunos. Observou-se, que a questão ambiental é um tema que faz parte do ensino da Geografia e esse assunto traz reflexões importantes a ser incorporadas na Educação Ambiental. Sobre a importância do professor de Geografia no ensino da Educação Ambiental entendeu-se que ele possui papel fundamental nessa temática. Os procedimentos adotados na coleta de dados, foi a aplicação de um questionário com alunos do 8° ano do ensino fundamental da escola e entrevista com a professora de Geografia da referida escola. Concluiu-se com a pesquisa que a disciplina de geografia pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Ambiental, haja vista que ela por possuir em seu currículo questões relacionadas ao meio ambiente, incorpora melhor o tema supracitado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to verify and analyze the role of geography in the development of environmental education. The research was guided by a literature review on environmental education and a case study at the Municipal School Antonio Gonçalves de Carvalho Filho, located in Palmas-TO, who wished to verify as the inclusion of content related to the environment in geography lessons can contribute to formation of environmental education in students. It was observed that the environmental issue is a topic that is part of the teaching of geography and this issue has important considerations to be incorporated in environmental education. On the importance of geography teacher in environmental education teaching was understood that he has a primary role in this theme . The procedures adopted in data collection , was the application of a questionnaire with students of the 8th grade level of the school , and interview with school geography teacher. It was found through research that geography discipline can contribute to the development of environmental education , given that it by having in its curriculum issues related to the environment , incorporates better the above theme.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014. Curso de graduação em Geografia à Distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons