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Título: Reflexões acerca da licenciatura em geografia a distância : uma análise do polo da Cidade de Goiás - GO
Autor(es): Pires, João Carlos dos Santos
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Ensino à distância
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Mai-2015
Referência: PIRES, João Carlos dos Santos. Reflexões acerca da licenciatura em geografia a distância: uma análise do polo da Cidade de Goiás - GO. 2014. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo promover estudos e reflexões sobre o desenvolvimento do curso de Licenciatura em Geografia a Distância, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como um dos polos de apoio o Polo Vila Boa de Goiás, na Cidade de Goiás/GO. O trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, a partir das produções de autores estudiosos da modalidade de Ensino a Distância – EaD. Ao partir da hipótese de que alguns estudantes deste curso apresentavam dificuldades em realizar pesquisas e utilizar devidamente o material publicado nas bibliotecas virtuais, blogs e sites específicos da referida área acadêmica foi elaborado este trabalho. Como parte dele foi desenvolvido e distribuído por meio de correio eletrônico (e-mail) um questionário abordando temas relevantes, para a captação de dados sobre as condições em que são realizadas o curso. Nesse formulário foi questionada a situação da estrutura do polo de apoio, no que diz respeito à disponibilidade de computadores, Internet e demais instalações, tendo em vista a importância deste assunto e as constantes reclamações dos estudantes. Os resultados mostram a necessidade de desenvolver projetos direcionados a este público, uma vez que as principais dificuldades estão na forma e uso do material pesquisado. O autor da pesquisa aponta para a falta de conhecimento dos estudantes a cerca das leis de direito autoral e as implicações jurídicas decorrentes do uso não autorizado, uma vez que alguns destes passam a negligenciar citações de autores em partes de artigos, parágrafos ou frases, transformando as postagens dos fóruns de discussão em verdadeiros “Frankensteins acadêmicos”. Quanto à situação do polo, a pesquisa mostra que falta fiscalização por parte dos órgãos responsáveis pela estrutura física do espaço acadêmico disponibilizado para as atividades ali desenvolvidas. Conclui-se com o estudo que há necessidade de instruções quanto aos locais de pesquisas e o uso de softwares que permitam a impressão de textos oferecidos pelas disciplinas na plataforma Moodle. Que o trabalho dos Tutores na conscientização e educação quanto a forma correta do uso da produção intelectual encontrada nas bibliotecas virtuais deve ser constante, para evitar a prática criminosa do plágio, rejeitando estes, de forma enérgica, qualquer trabalho ou tarefa que utilize esta prática. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has like aim to promote studies and reflexions about the development of the class of License in Geography by Distance Education, offered by Universidade de Brasília (UnB), and the Program Open University of Brazil (UAB), which has like distance educational Vila Boa de Goiás Pole, at the Cidade de Goiás City – GO. This work is result of bibliographic search, from to productions by scholars’ authors in the Distance Education model (EaD), by the hypothesis that some students of this course presented difficulties to make searches and use properly the published material in the virtual libraries, blogs and specific sites referred about the academic was elaborated this work. As part was developed and distributed by electronic mail (e-mail), a questionnaire approaching relevant topics, for capture data about the conditions in which are performed this course. In this form was asked the situation of the support pole structure, with regard to computer’ availability, and internet and others facilities as well, in view of the significance of this subject and the several students complains. The results show the need to develop projects for this audience, since the main difficulties are the way and the use of the researched material. Study author points to the lack knowledge of the students about the copyright laws and the legal implications arising of unauthorized use, since that some of them often to neglect authors’ citations in parts of articles, paragraphs or phrases, turning the posts from the discussion forums as really “academic Frankensteins”. About the pole situation, the research shows the lack of inspection by the responsible agencies for the phisical structure available to the developed activities there. So, it concludes with the review that: there are requirement of the instructions concerning to the places to do researches and about the software uses, for allow print texts offered by Moodle disciplines, and that awareness and educational work for the correct way to use of intellectual production found in the virtual libraries must be constant, to avoid the criminal practice of plagiarism, discarding vigorously every work or task which uses this practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2014.
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