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Título: Educação ambiental em uma perspectiva interdisciplinar integrando as escolas municipais de Mozarlândia – Goiás
Autor(es): Sousa, Camila de Castro
Orientador(es): Rocha Neto, João Mendes da
Assunto: Educação ambiental
Meio ambiente
Preservação ambiental
Responsabilidade ambiental
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 20-Mai-2015
Referência: SOUZA, Camila de Castro. Educação ambiental em uma perspectiva interdisciplinar integrando as escolas municipais de Mozarlândia – Goiás. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Mozarlândia-GO, 2014.
Resumo: Esta monografia tem como objeto de discussão a Educação Ambiental em uma perspectiva interdisciplinar integrando as escolas municipais da cidade de Mozarlândia – GO, objetivando desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais na Escola para com vistas à conscientização, preservação e execução, estabelecendo metas e vínculos que venham a contribuir na práxis pedagógica em sala de aula. Em segundo plano, identificar junto com as Escolas e docentes problemas ambientais presentes no município de Mozarlândia; proporcionar aos professores condições para que possam trabalhar temas e atividades de educação ambiental em suas práticas pedagógicas com o auxílio dos órgãos competentes na área ambiental e parceria juntamente com as empresas para confecção , compra e aquisição de material necessário; executar juntamente com a Escola envolvendo a prática docente em ações que contribuam para que a comunidade conscientize-se de sua responsabilidade ambiental; suscitar o estímulo ao conhecimento nos alunos à emergência da preservação ao meio ambiente e da importância do termo sustentabilidade. A problemática aventada para discussão baseou-se em duas perguntas principais: As Escolas Municipais do município de Mozarlândia possuem normas de conservação ao ambiente como separação dos diversos tipos de lixo, economia de água e energia elétrica, reaproveitamento de materiais recicláveis? Como as atividades interdisciplinares podem contribuir para que haja no aluno um comprometimento de consciência ambiental? Acredita-se firmemente que a educação ambiental partindo da escola é de extrema importância para a sociedade e formação da personalidade do individuo, no entanto, professores e alunos se desmotivam por falta de verbas e incentivos advindos do poder publico para a efetiva implementação dos projetos elaborados no ambiente escolar. Entende-se que as escolas estão dispostas em trabalhar com alunos de forma interna e externa, ou seja, dentro da sala de aula e fora de seus muros em atividades de campo, levando projetos para que a sociedade interaja em seu desenvolvimento e execução, criando assim, a educação ambiental com aprimoramento contínuo e consciente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has as an object of discussion Environmental Education in an interdisciplinary perspective integrating the municipal schools in Mozarlândia - GO, aimed at developing educational activities on environmental issues and problems in school for with a view to raising awareness, preservation and execution, setting goals and links that may contribute to the pedagogical practice in the classroom. In the background, identifying itself with the schools and teachers present environmental problems in the municipality of Mozarlândia; provide conditions teachers to work issues and environmental education activities in their teaching practices with the help of authorities in environmental and partnership with companies to manufacture, purchase and acquisition of necessary equipment; run along with the School involving the teaching practice in actions that contribute to the community-aware of its environmental responsibilities; raise stimulating knowledge in students the emergence of preserving the environment and the importance of the term sustainability. The issue mooted for discussion was based on two main questions: The Municipal Schools of Mozarlândia municipality have environmental conservation standards as separation of different types of waste, water and energy saving, reuse of recyclable materials? How interdisciplinary activities can contribute to there in a student environmental awareness commitment? It is believed firmly that environmental education starting school is of utmost importance to society and training the individual's personality, however, teachers and students to discourage through lack of funding and incentives arising from the public power for the effective implementation of elaborate designs in the school environment. It is understood that schools are willing to work with students from internally and externally, that is, inside the classroom and outside its walls in field activities, leading to projects that interact society in their development and implementation, creating thus, environmental education with continuous and conscious improvement.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de graduação em Geografia a Distância, 2014.
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