Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaMariadeSousaFerreira.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Temperatura e umidade do solo e a dinâmica dos fluxos de N2O e CO2 em um sistema lavoura-pecuária
Autor(es): Ferreira, Fernanda Maria de Sousa
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Solos - manejo
Lavoura
Óxido nitroso
Dióxido de carbono
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 20-Mai-2015
Referência: FERREIRA, Fernanda Maria de Sousa. Temperatura e umidade do solo e a dinâmica dos fluxos de N2O e CO2 em um sistema lavoura-pecuária. 2014. 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O N2O e CO2 são os principais gases do efeito estufa (GEE). Nesse cenário a agricultura se destaca como o setor que contribui para as mudanças climáticas, atuando como dreno ou fonte de GEE de acordo com o manejo de solos adotado. Com o objetivo de relacionar a dinâmica dos fluxos de N2O e CO2 em um sistema de integração lavoura-pecuária com a temperatura e umidade do solo, este trabalho analisou os dados obtidos em um experimento que está sendo executado em uma área piloto em sistema de lavoura-pecuária mantido pela EMBRAPA Arroz e Feijão (CNPAF) na Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás (GO). O monitoramento dos fluxos de N2O e CO2 foi realizado em duas parcelas, com plantio direto da soja e pastagem respectivamente, utilizando o método micrometeorológico do fluxo-gradiente, que se baseia na transferência turbulenta de um gás na atmosfera. Neste método, o fluxo é estimado a partir da diferença de concentração de um gás entre duas alturas acima da superfície do solo e o coeficiente de difusão desse gás, determinado através de medições de temperatura, umidade e velocidade do vento. As amostras de ar coletadas nas duas parcelas em estudo são conduzidas por tubulações até o analisador de gases traço (TGA). A temperatura e umidade do solo influenciaram nas emissões de CO2 e N2O, comprovando a influência climática do bioma Cerrado nas emissões dos GEE. Outros fatores que influenciaram as emissões foram a decomposição dos resíduos culturais da soja e a presença de amônio do esterco dos animais no solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons