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Título: A percepção dos professores sobre as bibliotecas escolares da rede pública do Distrito Federal
Autor(es): Nakatani, Lucas Ribeiro
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Letramento informacional
Lei das Bibliotecas
Data de apresentação: 29-Mai-2014
Data de publicação: 11-Mai-2015
Referência: NAKATANI, Lucas Ribeiro. A percepção dos professores sobre as bibliotecas escolares da rede pública do Distrito Federal. 2014. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Analisa a percepção dos professores sobre a atuação e importância da biblioteca escolar e do profissional bibliotecário como agentes atuantes nos processos de ensino-aprendizagem. O estudo examina três escolas públicas do Distrito Federal em relação à estrutura da biblioteca, a formação dos professores que nelas atuam, bem como a percepção dos profissionais sobre a Lei 12.244/2010, que versa sobre a universalização das bibliotecas escolares. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem metodológica quantitativa, coletou dados de 26 professores mediante questionário. Os resultados mostram que as bibliotecas das escolas são geridas por professores e apresentam carências estruturais, bem como de acervo e de pessoal. Os serviços e produtos ofertados pelas bibliotecas não foram positivamente avaliados pelos professores. Entretanto, os resultados mostram que esses profissionais possuem expectativas favoráveis em relação à lei 12.244/2010. Portanto, as bibliotecas escolares não cumprem o papel de participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem da rede pública, atuando apenas como salas de leituras e/ou depósitos de livros.
Abstract: Examines the teachers' perceptions regarding the role and importance of school libraries and librarians as active agents in the processes of teaching and learning. The research analyzes three public schools in the Distrito Federal in relation to the libraries structure, the professional background of the teachers who work in them, as well the professionals' perception of the Law 12.244/2010, which deals with the universalization of school libraries. The survey, that is descriptive and exploratory, with a quantitative approach, consulted 26 teachers through questionnaire. The results show that school libraries are run by teachers and have structural problems, as well of collection and staff. The services and products offered by the libraries were not positively evaluated by teachers. However, the results prove that these professionals have favorable expectations regarding law 12.244/2010. Therefore, school libraries do not fulfill their role of active participation in the teaching and learning processes in the system of public education, comprising only readings rooms and/or depositories of books.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014.
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