Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10367
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoBatistaDeJesus.pdf603,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios enfrentados pelo professor de educação física no ambiente escolar
Autor(es): Jesus, João Batista de
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Educação física
Práticas pedagógicas
Professores de educação física
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 5-Mai-2015
Referência: JESUS, João Batista de. Os desafios enfrentados pelo professor de educação física no ambiente escolar. 2014. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: A área da educação tem sido caracterizada como a área que mais enfrenta conflitos e desafios diante de uma sociedade em constante mudança. A Educação Básica no Brasil iniciou, na década dos anos oitenta e a partir de então muitas mudanças foram desafiadoras na inserção dos PCNs e a pela LDB. Muitos estudantes deixam de participar das aulas de educação física mesmo os professores oferecendo um plano pedagógico direcionado para as aulas de educação física diversos alunos não demonstram interesse em participar das atividades propostas pelos profissionais de educação física. Então surgiu a questão: Como solucionar as dificuldades encontradas pelos professores de educação física? Para responder a este questionamento foi realizada uma pesquisa de campo no Centro Educacional Dona América Guimarães, localizado em Planaltina- DF tendo como participantes os Professores de Educação Física que atuam na instituição campo de pesquisa e um grupo de trinta e três alunos da mesma, com a finalidade aproximar do cotidiano e de identificar e analisar as intervenções em que o professor de Educação Física utiliza para amenizar as grandes dificuldades encontradas diariamente no ambiente escolar. Para tanto foi realizado um estudo de caso onde pode ser constatado que a principal dificuldade dos sujeitos em questão é a falta de recursos materiais e espaço físico e ainda a falta de interesse dos educandos pela prática de Educação Física gerada pelos mesmos motivos. Conhecendo e analisando as dificuldades e as necessidades dos professores de educação física em relação à prática pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar e subsidiando possíveis propostas para a reorganização do projeto político pedagógico nesta área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons