Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LorenaAlvesMartinsAntunes.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As saídas temporárias como benefício da Lei de Execução Penal : uma reflexão sobre sua importância para a reinserção social dos apenados em cumprimento de pena no sistema prisional do Distrito Federal
Autor(es): Antunes, Lorena Alves Martins
Orientador(es): Santos, Liliam dos Reis Souza
Assunto: Sistema penitenciário
Reabilitação de criminosos
Presidiários
Benefício das Saídas Temporárias
Data de apresentação: 6-Mar-2015
Data de publicação: 30-Abr-2015
Referência: ANTUNES, Lorena Alves Martins. As saídas temporárias como benefício da Lei de Execução Penal: uma reflexão sobre sua importância para a reinserção social dos apenados em cumprimento de pena no sistema prisional do Distrito Federal. 2015. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Serviço Social teve por objetivo, analisar o Benefício das Saídas Temporárias da Lei de Execuções Penais, observando sua importância para a reinserção social dos apenados, no processo de cumprimento de pena em regime semiaberto no Distrito Federal, refutando as críticas, baseadas no senso comum. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada a partir da análise bibliográfica e documental, disponibilizados pela Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais – SEVEP e através dos sites da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, Ministério da Justiça, Conselho Nacional da Justiça – CNJ e Sistema Integrado de Administração Penitenciária – SIAPEN. A reflexão acerca do sistema prisional do Distrito Federal buscou ainda fazer uma breve discussão sobre a origem do encarceramento, política de segurança pública, compreendendo o prevalecimento do Estado penal em detrimento do Estado Social. A análise dos dados obtidos evidenciou a importância do benefício, não somente para o retorno social dos que cumprem pena, assim como para as famílias dos mesmos, as quais vivenciam diariamente o preconceito da sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons