Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ingresso na Universidade influencia a participação social de estudantes negras cotistas, buscando verificar como se dá sua inserção nos espaços de decisão e participação social e política. Foi adotada a metodologia qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas por meio de um roteiro previamente elaborado. Ao todo, 10 estudantes negras cotistas, que ingressaram na Universidade de Brasília nos cursos de Geografia, História e Serviço Social nos anos de 2011 e 2012, foram entrevistadas.
O estudo analisou fatores motivadores e também impeditivos para a participação das estudantes em movimentos sociais diversos, tais como políticos, religiosos, sociais e estudantis. Levou-se em consideração alguns fatores, como influências familiares, limites institucionais, o cotidiano de cada estudante entrevistada e suas condições de vida. Foram adotados cuidados éticos recomendados na realização da pesquisa, como: informar aos participantes sobre objetivos da pesquisa, garantir sigilo das informações e anonimato, além da solicitação da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Como principais resultados, destaca-se que a maioria das participantes tem conhecimento sobre o significado de participação social e ressalta sua importância, no entanto, grande parte não participava de movimentos sociais. Por fim, é relevante entender que, neste estudo, a participação social dessas estudantes é vista como um exercício de cidadania por uma perspectiva na luta por direitos sociais e, por isso, foi necessário analisar o que poderia influenciar para que elas participassem ou deixassem de participar de grupos e/ou atos em prol de direitos. Um fator questionado foi a trajetória familiar.
Mesmo sob essa perspectiva, o estudo mostrou que a maioria das estudantes não participa socialmente nos espaços supracitados devido a fatores como: tempo, dedicação exclusiva ao curso e projetos acadêmicos, obrigações domésticas e até mesmo pela falta de interesse, mostrando, por fim, que a trajetória familiar não influencia, pois, das três entrevistadas que alegaram participar, apenas duas têm casos de participação social em sua família e duas que não participam têm familiares que participam. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This research had the intention to examine how the entry into the University influences social participation of shareholders black students, seeking study how their inclusion in decision-making spaces and social and political participation. Qualitative methodology was adopted and, as a data collection instrument, semi-structured interviews were conducted using a predefined script. In all, 10 shareholders black students who entered the Universidade de Brasília in Geography, History and Human Services courses in 2011 and 2012 were interviewed.The study examined factors that motivate or impede also for the participation of students in various social movements, such as political, religious, social and student. It took into account factors such as family influences, institutional limits, the daily life of each student interviewed and their living conditions. Recommended ethical guidelines were adopted in conducting the research, such as: inform participants about research objectives, ensure information confidentiality and anonymity, in addition to request the signature of the Consent Agreement and Informed.As main results is that most participants aware about the meaning of social participation and highlights its importance, however, most did not participate in social movements. Finally, it is important to understand that, in this study, social participation of these students is seen as an exercise ofcitizenship by a perspective in the struggle for social rights, and so it was necessary to analyze which could influence so that they participate or did not join groups and/or acts on behalf of rights. One factor was questioned family history.Even from that perspective, the study showed that most students doesn't participate socially in the above areas due to factors such as time, exclusive dedication to the course and academic projects, household chores and even the lack of interest, showing, finally, that family history doesn’t influence because, of the three respondents who claimed to participate, only two cases have social participation in family and two participating not have family members who participate. |