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Título: Cooperação internacional do MERCOSUL no setor educacional : o caso do Programa MARCA
Autor(es): Assunção, Lúcia Maria da Graça Rabelo de
Orientador(es): Saraiva, José Flávio Sombra
Assunto: Cooperação internacional
MERCOSUL
Educação e Estado
Ensino superior
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 15-Jul-2010
Referência: ASSUNÇÃO, Lúcia Maria da Graça Rabelo de. Cooperação internacional do MERCOSUL no setor educacional: o caso do Programa MARCA. 2009. 63 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo apresenta o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), e avalia o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Carreiras Reconhecidas (MARCA), entre 2006 e 2008, e verifica as principais ações do Brasil como agente na formulação e na implementação das políticas adotadas pelo Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), por meio do Programa MARCA. Focalizou-se nos seguintes objetivos específicos: avaliação da reafirmação da Política Externa na área de Educação como fórmula positiva para fortalecer a Cooperação Internacional do MERCOSUL; verificação da implantação de uma Política de Formação de Recursos Humanos entre as Instituições de Ensino Superior do Bloco; verificação da promoção do desenvolvimento da integração regional. A autora, da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, notou uma expansão de temas e de atores da política externa brasileira para o MERCOSUL, bem como uma incipiente transformação do viés econômico das negociações iniciais do MERCOSUL cedendo espaço a novas iniciativas por parte de novos atores – o SEM e o MARCA, e nova atuação dos Ministros de Educação dos Estados Partes. A iniciativa conjunta da Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação, efetivando o Plano de Ação, de 2006, priorizou o MARCA, quando, no segundo semestre de 2006, convidou para participar de 03(três) universidades brasileiras: Universidade de Brasília, Universidade de Viçosa e Universidade Estadual de Londrina e 05(cinco) universidades estrangeiras dos Estados Partes: Uruguai, Argentina e Chile, Paraguai, deram início ao MARCA. As universidades brasileiras receberam 14(quatorze) alunos estrangeiros e encaminharam 14(quatorze) brasileiros. É uma análise documental do MARCA, de caráter descritivo e explicativo, com documentos de fontes primárias e secundárias do SEM e do MARCA. Os resultados mostram que os avanços são bem incipientes, mas pode-se dizer que o MARCA está sendo consolidado, embora necessite de mais divulgação entre o corpo docente e discente das universidades de todos os Estados Partes e mais tempo de maturação com avaliação periódica para os ajuste necessários.
Abstract: This study presents the educational sector of the Common Market of the South (MERCOSUR), evaluates the Program of Regional Academic Mobility of Recognized Careers (MARCA), between 2006 and 2008, and verifies Brazil´s main actions as an agent in formulating and implementing policies which were adopted by Mercosur´s educational sector (SEM) through the MARCA Program. The study focuses on the following specific goals: evaluating the reinforcement of the foreign policy in the educational area as a positive way of strengthening Mercosur´s international cooperation; verifying the process of implementing a human resources formation policy among the universities of Mercosur member countries; and verifying the promotion of regional integration. The author of the present work, a member of the University of Brasília´s Foreign Affairs Office, perceived an expansion of different themes and actors of the Brazilian foreign policy in regard to Mercosur, as well as an incipient transformation of the early MERCOSUR economy-oriented negotiations. This change allowed new initiatives taken by new actors – SEM and MARCA, a new attitude on behalf of the Education Authorities of the member countries. The action carried out by the Brazilian Ministry of Education in 2006 priorized MARCA by inviting three Brazilian universities to join the program: University of Brasília, University of Viçosa, and the State University of Londrina, as well as five Mercosur member state universities: Uruguay, Argentina, Chile, and Paraguay gave birth to MARCA. The Brazilian institutions hosted 14 foreign students and sent the other Mercosur member state universities 14 of its students. This research draws a documental analysis of MARCA, from a descriptive and explicative perspective, with documents from primary and secondary sources of SEM and MARCA. The results show that the progress made are still incipient, though it can be said that MARCA is being consolidated, in spite of the necessity of making the program known among the body of professors and students of all Mercosur member states as well as the need of giving its maturing process more time, with regular evaluation and the necessary adjustments.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1032
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