Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CarlosHenriqueLopesSampaio.pdf492,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A internalização de uma crise internacional : a Petrobras e a crise do gás Brasil/Bolívia
Autor(es): Sampaio, Carlos Henrique Lopes
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Imprensa e política
Gás - indústria
Petrobras
Brasil. Congresso Nacional
Comunicação na política
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 15-Jul-2010
Referência: SAMPAIO, Carlos Henrique Lopes. A internalização de uma crise internacional: a Petrobras e a crise do gás Brasil/Bolívia. 2010. 48 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a internalização de uma crise internacional, ou seja, o episódio da nacionalização dos hidrocarbonetos da Bolívia, instituído pelo Decreto Boliviano em 1º de maio de 2006, e como a mídia impressa influenciou o Congresso Nacional Brasileiro, sendo este o objetivo principal. Nesse sentido, busca-se avaliar como se deu a propagação e a interpretação das notícias no contexto da crise, bem como suas respectivas interferências no âmbito das duas Casas que compõem o Congresso, quais sejam: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Também é objeto do trabalho demonstrar a evolução histórica da nacionalização do setor petrolífero para os bolivianos. Dentre outros objetos, a pesquisa relata ainda as condições de caráter político e econômico do Brasil durante a fase preparatória e a etapa posterior da implantação do gasoduto traçado entre o Brasil e a Bolívia, e por fim, o quesito referente à imagem da Petrobras diante da crise. O estudo é desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica, incluindo-se aí o acesso aos jornais e site eletrônicos, apreciação dos pronunciamentos e discursos dos congressistas, e análise de texto legislativo, nesse caso do Decreto nº 28 701 de 2006, da Bolívia e as várias proposições legislativas que tramitaram sobre o assunto no Congresso Brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1031
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons