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Título: Ações de comunicação em um hotel de rede internacional
Autor(es): Godoy, Renata Ferro de
Orientador(es): Borda, Gilson Zehetmeyer
Assunto: Turismo - marketing
Hotelaria
Data de apresentação: 22-Mai-2009
Data de publicação: 15-Jul-2010
Referência: GODOY, Renata Ferro de. Ações de comunicação em um hotel de rede internacional. 2009. 79 f. Monografia (Especialização em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as ações de Comunicação de Marketing aplicadas em um hotel de rede internacional no interior de São Paulo, escolhido pela sua estrutura e afinidade com o tema. Para tanto, buscou-se conhecer e analisar as ações de comunicação de marketing implementadas pelo Hotel, bem como os objetivos e resultados alcançados. A bibliografia sobre Comunicação de Marketing para empresas de serviços, como o turismo foi utilizada de base para o presente estudo. A partir da elaboração de um roteiro contendo os principais aspectos abordados pela literatura, foram realizadas análises em documentos e dados oferecidos pelo Hotel. A pesquisa concluiu que o Hotel tem praticado ações de comunicação de marketing junto aos seus públicos, destacando buscando a captação e fidelização. Cabe ressaltar que a venda direta é apontada como forma mais eficiente das ações de comunicação, por ser esta melhor planejada pela Rede. Em segundo seria a comunicação boca-a-boca, que além de eficaz é menos dispendiosa. Mas percebese a necessidade da elaboração e/ou alteração de estratégias de marketing que visem o aumento da demanda do Hotel.
Abstract: This work aimed to investigate the actions of Marketing Communication implemented in a hotel of international network in the interior of São Paulo, chosen for their structure and affinity with the subject. For this, we tried to understand and analyze the actions of marketing communication implemented by the Hotel as well as the goals and achievements. The literature on communication in services Marketing for businesses, therefore, tourism was used as the basis for this study. From the development of a roadmap containing the main points raised by the literature, were analyzed in documents and data supplied by the Hotel. The research concluded that the hotel has practiced actions of marketing communication with their public, emphasizing its application to capture and promote loyalty. It is important that sales is directly identified as the most efficient way of actions of communication, to be considered by the Network of more importance to planning. Second, would be the word-of-mouth, as well as effective and less expensive. But realize the necessity of establishing and / or modification of marketing strategies aimed at increasing the demand of the Hotel.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.05.TCC.1028
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