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Título: Acompanhamento pedagógico extraescolar : novos desafios para a educação
Autor(es): Ramos, Thaís Pessoa
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Aprendizagem
Orientação educacional
Reforço escolar
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 24-Abr-2015
Referência: RAMOS, Thaís Pessoa. Acompanhamento pedagógico extraescolar: novos desafios para a educação. 2014. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe refletir sobre o trabalho pedagógico no âmbito dos suportes extraescolares – reforço, acompanhamento e complemento escolar. Tem como questões de estudo: qual o pensamento da família sobre a educação? O que eles levam em consideração no processo escolar dos filhos? Quais motivos os levam a procurar acompanhamento pedagógico fora da escola? O que os professores das escolas em que frequentam estes alunos pensam sobre o acompanhamento escolar? Os referenciais que embasam esta discussão estão pautados na teoria histórico-crítica de Saviani, Gasparin, Mészáros, dentre outros e na História da Educação de Ponce e Cambi. A metodologia pautou-se em estudos bibliográficos e empíricos, este realizado entrevistas abertas com estudantes, seus pais e professores, que recebem acompanhamento pedagógico extraescolar. Os professores são aqueles da escola regular que ensinam aos estudantes pesquisados. Os resultados demonstram que o acompanhamento pedagógico é uma prática valorizada pela família e pela escola por ter o caráter preventivo, de longo prazo, processual e de auxílio nas suas dificuldades escolares no intuito de educar o estudante para o clima e a cultura escolar, bem como na formação dos 4 pilares da educação (aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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