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Título: O ensino religioso e o projeto político pedagógico : análise de duas escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Renato Maneschy
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Ensino religioso escolar
Projeto político-pedagógico
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 24-Abr-2015
Referência: CARVALHO, Renato Maneschy. O ensino religioso e o projeto político pedagógico: análise de duas escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa se dedica a analisar como o ensino religioso é abordado no projeto político pedagógico de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, foi feita uma análise histórica a respeito da constituição do ensino religioso na educação brasileira. Foi discutido desde a colonização até a atualidade, trazendo inclusive a concepção do ensino religioso em outros países. Após foi verificado através dos PPPs, de que maneira essas escolas planejam trabalhar essa disciplina, qual a visão e influência de cada uma delas a respeito do ensino religioso. Verificou-se que o ensino religioso pode ser um aliado da escola ao se trabalhar a diversidade cultural, o respeito ao próximo, o respeito às diferenças. Para isso, é importante a capacitação dos professores, para o entendimento de que é necessário uma neutralidade no sentido de não querer impor sua opção religiosa ao aluno. É importante respeitar a opção religiosa de cada aluno, valorizando a diversidade presente na sala de aula. Ao analisar os dois projetos político-pedagógico das escolas escolhidas, foi observado a ausência do Ensino Religioso em suas propostas e projetos. Porém, percebemos que nas dificuldades apontadas e nos projetos descritos seria interessante o envolvimento do ensino religioso como um complemento para se alcançar os objetivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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