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https://bdm.unb.br/handle/10483/10272
Título: | O ensino religioso e o projeto político pedagógico : análise de duas escolas públicas do Distrito Federal |
Autor(es): | Carvalho, Renato Maneschy |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Ensino religioso escolar Projeto político-pedagógico Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 15-Dez-2014 |
Data de publicação: | 24-Abr-2015 |
Referência: | CARVALHO, Renato Maneschy. O ensino religioso e o projeto político pedagógico: análise de duas escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa se dedica a analisar como o ensino religioso é abordado no projeto político pedagógico de duas escolas do Distrito Federal. Para isso, foi feita uma análise histórica a respeito da constituição do ensino religioso na educação brasileira. Foi discutido desde a colonização até a atualidade, trazendo inclusive a concepção do ensino religioso em outros países. Após foi verificado através dos PPPs, de que maneira essas escolas planejam trabalhar essa disciplina, qual a visão e influência de cada uma delas a respeito do ensino religioso.
Verificou-se que o ensino religioso pode ser um aliado da escola ao se trabalhar a diversidade cultural, o respeito ao próximo, o respeito às diferenças. Para isso, é importante a capacitação dos professores, para o entendimento de que é necessário uma neutralidade no sentido de não querer impor sua opção religiosa ao aluno. É importante respeitar a opção religiosa de cada aluno, valorizando a diversidade presente na sala de aula.
Ao analisar os dois projetos político-pedagógico das escolas escolhidas, foi observado a ausência do Ensino Religioso em suas propostas e projetos. Porém, percebemos que nas dificuldades apontadas e nos projetos descritos seria interessante o envolvimento do ensino religioso como um complemento para se alcançar os objetivos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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