Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10269
Título: | Atividade lúdica livre na educação infantil : que brincadeira é essa? |
Autor(es): | Carvalho, Anne Rangel Peleja de |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Atividades lúdicas Educação de crianças Atividades criativas na sala de aula Brincadeiras |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 24-Abr-2015 |
Referência: | CARVALHO, Anne Rangel Peleja de. Atividade lúdica livre na educação infantil: que brincadeira é essa?. 2014. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Nosso objetivo é descrever e analisar as atividades lúdicas livres da criança de cinco anos observando a formação de grupos e assuntos abordados, bem como a liderança, protagonismo e utilização de regras na brincadeira. Consideramos que o ser humano se constitui socialmente, portanto, a brincadeira é um laboratório de experiências no qual a criança procura interpretar e internalizar papéis sociais e culturais. O contexto é uma sala de aula da educação infantil, de uma região administrativa do Distrito Federal cujos participantes são crianças de cinco anos de uma turma do Jardim 2. As atividades pedagógicas foram gravadas em vídeo em quatro sessões de uma hora em sala de aula. O instrumento utilizado nesta pesquisa de abordagem qualitativa é o protocolo de observação. Após a transcrição dos vídeos, observamos, sumarizamos cada um e recortamos os episódios significativos em que os participantes brincam livremente após terminar a atividade pedagógica dada pela professora. Os resultados nos mostraram que a realidade em que vive a criança é o tema recorrente para servir de orientação para a atividade lúdica livre, assim como regras de comportamento são automaticamente seguidas de acordo com o papel social escolhido para ser protagonizado e nas interações entre pares, essas regras surgiram no decorrer da brincadeira. Dessa forma percebemos que o brincar faz parte do desenvolvimento da criança, serve como parâmetro de aprendizagem ao professor, e permite à criança fazer suas próprias descobertas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT Our goal is to describe and analyze the free play activities of five year old watching the formation of groups and issues addressed, the leadership role and use of rules in play. We believe that the human being is socially, so the play is an experience laboratory in which the child tries to interpret and internalize social and cultural roles. The context is a classroom of early childhood education in an administrative region of the Federal District whose participants are children under five years of a class in the kindergarten. The pedagogical activities were videotaped in four one-hour sessions in the classroom. The instrument used in this qualitative study is the observation protocol. After transcription of videos, observe, summarize each and cut out the significant episodes in which participants play freely after finishing the pedagogical activity given by the teacher. The results showed us that the reality in which the child lives is the recurring theme as a guideline for the free play activity, as well as rules of behavior are automatically followed according to the social role chosen to be played and in peer interactions, these rules have emerged in the course of play. Thus we see that the play is part of child development, serves as the teacher learning parameter, and allows the child to make their own discoveries. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons