Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MateusRezendeCosta.pdf18,25 MBAdobe PDFver/abrir
2014_MateusRezendeCosta_Caderno.pdf45,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Igreja São José
Autor(es): Costa, Mateus Rezende
Orientador(es): Queiroz, Cláudio José Pinheiro Villar de
Assunto: Arquitetura - projetos e plantas
Arquitetura religiosa
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 22-Abr-2015
Referência: COSTA, Mateus Rezende. Igreja São José. 2014. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto teve como referências principais a Catedral Metropolitana de Brasília do arquiteto Oscar Niemeyer e o Convento de La Tourette de Le Corbusier. A austeridade, sobriedade e firmeza, características de São José, patrono da igreja, também foram referências para o projeto e ajudaram a criar um partido com elementos fortes e marcantes.O projeto também tem a intenção de questionar a desvalorização do espaço sagrado na atualidade e busca um novo modo de fazer a arquitetura religiosa, agora sem excessos, usando o essencial. As edificações projetadas se adaptam a forma do terreno e das vias lindeiras, como resultado se obtém um poligono (a igreja) a frente, e atrás criou-se um volume retangular e puro. Assim, a igreja se destaca como um volume principal e o edifício de apoio é torna-se uma moldura para o templo. A igreja está sobre um grande radier que a faz flutuar sobre a água, essa estratégia confere leveza ao edifício quando relacionado com o de trás.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons