Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10255
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VictorLaveneredeOmenaSantaCruz.pdf34,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Você é o que você compartilha : uma análise sobre como as subcelebridades se configuram no Instagram
Autor(es): Santa Cruz, Victor Lavenère de Omena
Orientador(es): Calazans, Fabíola Orlando
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Cibercultura
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 22-Abr-2015
Referência: Santa Cruz, Victor Lavenère de Omena. Você é o que você compartilha: uma análise sobre como as subcelebridades se configuram no Instagram. 2014. 11 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O surgimento da internet e a chegada das tecnologias digitais democratizou os meios de comunicação ao transformar os indivíduos comuns de passivos receptores a ativos produtores de conteúdo. Essa mudança do regime de poder e a possibilidade de comunicação no meio digital levou a uma crescente exposição desses indivíduos que passaram a compartilhar publicamente o que antes era tido como íntimo. A busca pela visibilidade tornou-se um fato marcante na contemporaneidade que valoriza as aparências, bem como a construção da subjetividade tornou-se alterdirigida. Isso abriu espaço para que indivíduos comuns e sem nenhum talento especial ganhassem fama, as subcelebridades. Este trabalho busca analisar como essas subcelebridades se configuram no Instagram e, para isso, buscou-se um referencial teórico que apresenta conceitos de sociedade do espetáculo, visibilidade, cibercultura, ciberespaço e interação que embasam a análise, feita através das postagens nos perfis de duas subcelebridades na mídia social Instagram.
Abstract: The rise of the Internet and the arrival of digital technologies has democratized the media, turning ordinary individuals from passive receivers to active producers of content. This change in the power balance and the possibility of communication in the digital environment has led to increased exposure of these individuals that publicly share what was seen as intimate before. The quest for visibility became an important fact in contemporary society that values appearances, as well as the construction of subjectivity by exposure. This paved the way for ordinary individuals without any special talent to become famous, the subcelebrities. This work seeks to analyze how these subcelebrities configure themselves on Instagram and, for that, a theoretical framework that introduces concepts of spectacle society, visibility, cyberculture, cyberspace and interaction has been sought to underlie the analysis, taken through the posts in two subcelebrities’ profiles on the social network Instagram.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons