Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DilzaOliveiraRibeiro.pdf328,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática : Projeto Político Pedagógico
Autor(es): Ribeiro, Dilza Oliveira
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Comunidade escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 20-Abr-2015
Referência: RIBEIRO, Dilza Oliveira. Gestão democrática: Projeto Político Pedagógico. 2014. [78] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa de natureza descritiva, bibliográfica e de campo tem a finalidade de realizar um estudo sobre a Gestão Democrática e o Projeto Político Pedagógico. Apresenta-se com o objetivo de investigar sobre como é elaborado o Projeto Político Pedagógico na instituição de ensino e de que forma acontece a participação da comunidade escolar na elaboração e execução desse projeto, identificando e relatando quais as dificuldades demonstradas pelos diversos segmentos da comunidade escolar e os desafios que se apresentam aos gestores para conduzir a construção de um projeto político pedagógico. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas do tipo semi-estruturada com professores da escola, questionários com os servidores e alunos. A pesquisa foi desenvolvida no CEM Júlia Kubistchek, na cidade da Candangolândia DF. Como principais resultados pode-se dizer que os professores se sentem capacitados em participar na elaboração do PPP, mas que faltam mais informação e comunicação da equipe da gestora, quanto aos servidores pouco sabem sobre a importância de sua participação. Quanto aos alunos consideram um importante instrumento de mudança na gestão escolar, porém tem pouco conhecimento sobre o que vem a ser o PPP. Finalmente foi possível perceber que a construção de um projeto político pedagógico deve ser pensado, discutido e formulado coletivamente, também como forma de construção da autonomia da escola, por meio da qual a equipe é envolvida nos processos de tomada de decisões sobre aspectos da organização escolar e pedagógico-curriculares.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons