Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlbertoRodriguesDeBritoFilho.pdf950,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O universo musical de alunos do EJA na Escola Padre Carlos Casavechia em Rio Branco : um estudo sobre suas preferências musicais e hábitos de escuta
Autor(es): Brito Filho, Alberto Rodrigues de
Orientador(es): Montenegro, Guilherme Farias de Castro
Assunto: Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Música na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Abr-2015
Referência: BRITO FILHO, Alberto Rodrigues de. O universo musical de alunos do EJA na Escola Padre Carlos Casavechia em Rio Branco: um estudo sobre suas preferências musicais e hábitos de escuta. 2014. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2014.
Resumo: O objetivo desse estudo foi Investigar o universo musical de alunos do EJA da Escola Padre Carlos Casavechia em Rio Branco – Acre, a partir de suas preferências musicais e hábitos de escuta. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que busca evidenciar a experiência desses alunos com a música no cotidiano, nos mais diversos ambientes. Assim favorecer o processo de aprendizagem dos alunos e contribuir com a prática docente no preparo das aulas de acordo com a realidade desse aluno. A música é uma presença constante no dia a dia das pessoas e com o avanço da tecnologia, a utilização de inovadores aparelhos permite o acesso em todo e qualquer lugar que se queira. Partindo desse universo musical do aluno com suas preferências, e com a opinião de autores voltados para esta área, como: Queiroz – 2010, Matos – 2008, Souza – 2004, Ramos – 2002, Del Ben e Hentschke - 2002, busca-se evitar o distanciamento do aluno das aulas de música e torná-las mais proveitosas, com o ensino voltado para sua realidade. Com a aplicação de questionários autoadministrados aos alunos buscou-se com essa pesquisa investigar as preferências musicais desses alunos, onde foi registrado o sertanejo como gênero/estilo preferido desses alunos, bem como o celular/smartphone como o aparato mais utilizado, sem falar que esses alunos utilizam a música tanto para pensar e refletir sobre a vida, como para realizar tarefas domésticas. Constatou-se também que os alunos gostariam de aulas práticas, mesmo diante da variedade de estilos/gêneros presentes em nossa música que elas fossem próximas da sua realidade. E que através dessa prática eles possam superar o desconforto e a timidez durante as aulas de música, apresentada por alguns alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study was to investigate the musical universe of adult education students of the School Father Carlos Casavechia in Rio Branco - Acre, from their musical preferences and listening habits. This is a quantitative research that seeks to demonstrate the experience of these students with music in everyday life, in many different environments. Thus promote the process of student learning and contribute to the teaching practice in the preparation of lessons according to the reality that student. Music is a constant presence in the daily lives of people and with the advancement of technology, the use of innovative devices allows access to any place you want. From this musical universe of students with their preferences, and the opinion of authors focused on this area, as Queiroz - 2010, Matos - 2008, Souza - 2004, Ramos - 2002 Del Ben and Hentschke - 2002, we seek to avoid the distance the student of music lessons and make them more profitable, with education facing your reality. With the application of self-administered questionnaires to students sought with this research to investigate the musical preferences of these students, which registered the backcountry as gender / preferred style of these students as well as the mobile / smartphone as the most widely used apparatus, not to mention that these students use music both to think and reflect on life, as to perform household chores. It was also found that students would like to practical classes, despite the variety of styles / genres present in our music that they were close to their reality. And that through this practice they can overcome the discomfort and shyness during music lessons, by some students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons