Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MoiraNunesCostaNeves.pdf16,97 MBAdobe PDFver/abrir
2014_MoiraNunesCostaNeves_PranchaFinal.pdf29,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: HemoGama – Hemocentro Regional do Gama
Autor(es): Neves, Moira Nunes Costa
Orientador(es): Romero, Marta Adriana Bustos
Assunto: HemoGama – Hemocentro Regional do Gama (DF)
Hemoterapia
Arquitetura terapêutica
Projeto arquitetônico
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 14-Abr-2015
Referência: NEVES, Moira Nunes Costa. HemoGama – Hemocentro Regional do Gama. 2014. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Hemoterapia é a especialidade da medicina que emprega o uso terapêutico do sangue, seus componentes e derivados e a Hematologia é a especialidade que estuda as doenças que envolvem as células sanguíneas. O estudo e desenvolvimento de conceitos para uma arquitetura comprometida com os objetivos de saúde –a arquitetura terapêutica -,a busca por soluções de arquitetura que caminhem no sentido de atender à essência presente nas recomendações de abordagem da medicina contemporânea, e as diretrizes de conforto ambiental e acessibilidade aplicadas aos ambientes de Hemoterapia e Hematologia, constituíram-se na motivação do projeto do Hemocentro a ser desenvolvido na cidade do Gama, DF. O Hemocentro do Gama possui um caráter regional, visto que Brasília possui um Hemocentro Coordenador. O Hemocentro Regional possui as mesmas competências que o Hemocentro Coordenador quanto a coleta, tratamento e distribuição. O caráter regional se dá devido à área de abrangência do serviço, e também à hierarquia de administração dos recursos destinados a área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons