Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NoshuaAmorasdeMoraiseSilva.pdf2,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manobras e evoluções : etnografia dos movimentos do Maracatu Leão de Ouro de Condado (PE)
Autor(es): Silva, Noshua Amoras de Morais e
Orientador(es): Souza, Marcela Stockler Coelho de
Assunto: Maracatu
Danças folclóricas
Maracatu - etnografia
Data de apresentação: 26-Mar-2015
Data de publicação: 13-Abr-2015
Referência: SILVA, Noshua Amoras de Morais e. Manobras e evoluções: etnografia dos movimentos do Maracatu Leão de Ouro de Condado (PE). 2015. 134 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os maracatus estão presentes na maioria das cidades da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, e são coletivos constituídos por folgazões, pessoas que brincam maracatu, realizando performances corporais e musicais. Essa monografia consiste em uma etnografia feita a partir da minha convivência com alguns dos folgazões que brincam no Maracatu Leão de Ouro de Condado (PE), e outros que residem nessa cidade. O objetivo desse trabalho é discutir, a partir da minha experiência ao acompanhar o Maracatu Leão de Ouro, algumas categorias que me foram colocadas pelos folgazões, e que se referem, sobretudo, aos efeitos e relações que o maracatu pressupõe e estabelece. A partir disso, objetivo colocar em evidência o caráter de guerra do maracatu, característica prioritariamente associada ao tempo antigo, procurando sublinhar de que modo ela é atualizada em certos contextos, tais como carnavais, sambadas, conversas cotidianas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons