Título: | A experiência estética como possibilidade de constituição da autonomia na infância |
Autor(es): | Borges, Juliana Carvalho Girotto |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Autonomia - educação Espaço escolar |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 13-Abr-2015 |
Referência: | BORGES, Juliana Carvalho Girotto. A experiência estética como possibilidade de constituição da autonomia na infância. 2014. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é resultado da observação e reflexão, a partir, da prática do Projeto Autonomia em uma escola pública do Distrito Federal. Seu objetivo é investigar de que forma as experiências estéticas contribuem para a constituição da autonomia na infância, possibilitando que por meio de processos criadores os estudantes assumam-se como autores do seu processo de produção do saber. Para o desenvolvimento desse trabalho buscamos uma fundamentação teórica que embasasse os conceitos norteadores. Os trabalhos de Paulo Freire (2013) e Pacheco (2012), que discorrem a respeito do conceito de autonomia e, ainda, Walter Benjamin e Duarte Jr (1981), que falam a respeito da experiência estética e dos processos criadores, são principais. A pesquisa estruturou-se a partir da prática e observação das oficinas desenvolvidas pelo Programa de Extensão de Ação Contínua Diálogos com experiências pedagógicas inovadoras – Projeto Autonomia. Baseando-se na metodologia qualitativa, os dados apresentados são provenientes do diário de bordo escrito durante a realização das oficinas, bem como de entrevistas semiestruturadas, dando importância ao olhar dos educadores a respeito da participação dos educandos nas oficinas e no desenvolvimento do projeto. Nesse sentido, as práticas educativas realizadas trouxeram às crianças e adolescentes a possibilidade de conhecer uma realidade diferente daquela apresentada em aulas, exclusivamente, voltadas ao saber teórico, nas quais as experiências estéticas ocorriam de forma suplementar, e ganharam grande importância na formação social dos sujeitos. |
Abstract: | This course completion assignment is the result of observation and reflection made from the practice of the Autonomy Project in a public school in Distrito Federal. The goal is to investigate how the aesthetic experiences contribute to the establishment of autonomy in childhood, allowing creators processes by students to take as authors of their process of knowledge production. To develop this work we seek a theoretical foundation that embosses the guiding concepts. The work of Paulo Freire (2013) and Pacheco (2012), who talk about the concept of autonomy, and Walter Benjamin and Duarte Jr (1981), talking about the aesthetic experience and creator’s processes are key. The research was structured from practice and observation of workshops developed by Extension Program for Continuing Action Dialogues with innovative educational experiences - Autonomy Project. Relying on qualitative methodology, the data presented are from the diary writing board during the workshops, as well as semi-structured interviews, giving importance while looking educators regarding the participation of students in the workshops and project development. In this sense, the educational practices undertaken brought to children and adolescents to experience a different reality from that presented in classes exclusively focused on the theoretical knowledge, in which aesthetic experiences occurred supplementary form, and have gained great importance in the social development of people. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|